Programa de desenvolvimento dos municípios catarinenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem nova fase confirmada

O Programa Gente Catarina do Governo de SC que desenvolve os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) através da metodologia DEL, vai ter continuidade em 2024. A informação foi confirmada pelo secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, na reunião do Instituto DEL nesta quinta-feira, 14/12, realizada com a equipe que coordena os trabalhos em 61 municípios catarinenses.

A reunião contou com a participação da equipe do Instituto DEL e da Secretaria para repassar, resultados e ações de desenvolvidas em todos os municípios.

Segundo o secretário Silvio Drevek, Santa Catarina é o estado mais competitivo do Brasil, mas ao mesmo tempo tem desafios grandes a serem vencidos. “Através do Programa conseguimos desenvolver de forma sustentável os municípios que precisam ter mais qualidade de vida no nosso estado, seja através de ações para melhorar a saúde, a educação, a segurança, entre outros aspectos”. O secretário destacou que o Programa é essencial para Santa Catarina. “No saneamento básico, exemplo, temos muito a nos desenvolver. SC só perde para o Piauí e isso mostra como precisamos ainda buscar cuidar de necessidades básicas em muitos municípios do estado. É de se admirar que um estado como o nosso ainda tenha essa deficiência”, lamenta.

Dreveck explica que a melhor inclusão social é dar oportunidade de trabalho. “Os municípios com IDH baixo que estão sendo trabalhados com o programa DEL têm entre os objetivos atrair novos investimentos e empresas e com isso gerar mais empregos e renda. Vamos continuar com esse trabalho que é super importante para diminuir essa diferença que é tão gritante em Santa Catarina”.

Em fevereiro, a SICOS, a Facisc e o Instituto DEL vão fazer um encontro para ampliar o conhecimento dos municípios em relação aos projetos que podem ajudar a elevar seus índices socioeconômicos.

O Programa Del
O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.

Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.

O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.