Módulo avançado de desenvolvimento

Nosso objetivo é desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia e melhore a qualidade de vida da comunidade local.

O programa DEL Turismo é financiado pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). 

Por que nosso método de trabalho funciona?

Gestão participativa e cooperação

Adotamos um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e os setores produtivos.

inovação na

gestão pública 

Auxiliamos a criação de estruturas organizacionais permanentes, que permitam que as políticas municipais de desenvolvimento econômico sejam contínuas, gerem alto impacto e insiram temas globais em suas agendas.

Modelo para o desenvolvimento econômico sustentável

Nos comprometemos com a Agenda 2030 e na integração equilibrada dos sistemas econômico, sociocultural e ambiental, e dos aspectos institucionais relacionados ao conceito atual de boa governança.

Aqui tem DEL

Como podemos ajudar?

Plano de ação para desenvolvimento sustentável

Através do envolvimento do poder público, sociedade civil e empreendimentos, a metodologia DEL, auxilia a comunidade local a desenvolver estratégias e ações de curto e longo prazo para o desenvolvimento sustentável e responsável do turismo local.

Certificação de sustentabilidade para empreendimentos Turísticos

O DEL Turismo assessora todo o processo de certificação de gestão sustentável de destinos juntamente com a organização certificadora Green Destinations. 

Certificação de sustentabilidade para Destinos Turísticos

O DEL Turismo assessora todo o processo de certificação de gestão sustentável de empreendimento turístico do programa Good Travel program da organização certificadora Green Destinations.

Capacitação para a Sustentabilidade

Através dos Núcleos de Sustentabilidade Turísticos visamos aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas participantes, por meio da preparação dos empreendimentos para a Certificação DEL Turismo e Good travel Seal

Cases de sucesso

Tibau do Sul - Turismo Responsável e Inclusivo

Integrante do Programa DEL Turismo em parceria com o Senac de Rio Grande do Norte, o município de Tibau do Sul iniciou seu trabalho junto ao DEL em 2020.

Com o objetivo de unificar e fortalecer a comunicação entre a comunidade local, o modelo de trabalho foi baseado na gestão participativa, através de câmaras técnicas (CTs) formadas por representantes do governo local, empresários e sociedade civil.

O programa facilitou a criação de um plano de ação que colocou o turismo responsável e sustentável em pauta e inseriu Tibau do Sul na rota do turismo responsável. Além de um plano de ação bem estruturado, o trabalho do DEL trouxe ao município premiações internacionais,  Certificação Prata de gestão sustentável de destinos e vem incentivando empreendimentos a avaliarem seus processos internos por meio da certificação de empreendimentos sustentáveis.

Câmaras técnicas de Tibau do Sul:

Certificação empresas

Certificação destino

Turismo e eventos

Educação e cultura

Planejamento

Histórias que inspiram

Coletânea de histórias de boas práticas selecionadas para a lista do concurso TOP 100 Sustainability Stories da Green Destinations, que reconhece e celebra as 100 melhores histórias de boas práticas no turismo mundial.

2020

Canguçu – RS

Forquilinha – SC

Gaspar – SC

Rio Negrinho – SC

Parnamirim – RN

Rolante – RS

São Miguel do Gostoso – RN

Schoreder – SC

Tibau do Sul – RN

2021

Tibau do Sul – RN

Orleans – SC

Canguçu – RS

São Miguel do Gostoso – RN

Forquilinha – SC

Tibau – RN

Bombinhas – SC

Itá – SC

2022

Bombinhas – SC

Capitólio – MG

Corguinho – MS

Diamantina – MG

Epitaciolândia – AC

Itá – SC

Orleans – SC

Pedro Gomes – MS

Tibau do Sul – RN

Tibau – RN