A iniciativa envolveu todos os atores relacionados ao turismo e proporcionará ainda mais qualidade aos serviços turísticos oferecidos na ilha
Sistema Fecomércio, através do Sesc e o Senac de Pernambuco, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, apresentou a metodologia do Programa DEL Turismo – de Desenvolvimento Local, do Instituto Del, em um evento que aconteceu nesta terça, dia 30, no Forte Noronha. O evento teve como objetivo sensibilizar e explicar o programa, seus impactos e sua funcionalidade ao trade turístico, poder público e a comunidade.
Em Pernambuco, foram escolhidos para participar do programa três destinos de praia, Fernando de Noronha, Tamandaré e Sirinhaém, no intuito de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos nessas localidades turísticas. E, na ilha, essa metodologia vai ser implantada com a finalidade de desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia de desenvolvimento sustentável a longo prazo, com foco na qualidade de vida dos moradores e, ainda, impulsionar a atração de investimentos e o diálogo entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade.
De acordo com a instrutora plena em turismo e consultora do Programa DEL Turismo do Senac-PE, Cristiane Cardoso, desde dezembro um articulador local foi treinado para fazer o acompanhamento da equipe técnica durante um ano no território e para contribuir com o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade de iniciativas de interesse da comunidade, mesmo após o seu término.
“Todo o caminhar desse programa vai ser resultado de um planejamento participativo, em que o trade turístico local, o poder público e a comunidade de Fernando de Noronha pensem soluções conjuntas para os problemas do turismo na ilha, que seja bom, não apenas para o turista, mas também para quem mora na localidade”, falou Cristiane.
“A expectativa da vinda do Programa DEL Turismo para Noronha é grande e esperamos os melhores resultados. Ficamos muito satisfeitos de termos sido contemplados e sermos uma das três localidades escolhidas. Acreditamos que esse programa vai impulsionar o turismo, trazendo meios de profissionalizar ainda mais as pessoas, promovendo troca de experiências. Estamos aguardando ansiosos o início das atividades e estamos empenhados para que o programa tenha êxito e proporcione resultados relevantes”, destaca a administradora geral de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa.
O Programa DEL Turismo foi lançado em novembro de 2023 e é o resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Fecomércio do Rio Grande do Norte e a Fecomércio de Pernambuco, com a transferência dessa metodologia do Senac-Rio Grande do Norte para o Senac-Pernambuco. Está prevista a aplicação da tecnologia desenvolvida pelo Instituto DEL, de origem alemã, com investimento de R$ 700 mil.
Texto: Patrícia Lyra