Unindo Tecnologia e Natureza: Instituto DEL Promove Treinamento de Gestão de Trilhas em Tibau do Sul para membros do Programa DEL Turismo

Iniciou-se nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, um treinamento pioneiro em gestão e sinalização de trilhas, promovido pelo Instituto DEL em parceria com a empresa alemã de mapeamento e gestão de trilhas, Green Solutions, apoiada pela bbw. O evento, que acontece até sexta-feira, 01 de março, tem como palco o município de Tibau do Sul, na deslumbrante Praia da Pipa, Rio Grande do Norte.

O treinamento tem como principal objetivo capacitar líderes dos municípios participantes do Programa DEL Turismo, possibilitando que se tornem multiplicadores dessas práticas inovadoras em suas respectivas regiões.


Unindo Tecnologia, Turismo e Conservação da Natureza
Ao longo da semana, os participantes imergirão em uma jornada de aprendizado sobre sinalização e planejamento de trilhas, destacando a importância de integrar tecnologia, turismo e conservação da natureza. As escolhas estratégicas dos destinos turísticos piloto, Praia da Pipa no Rio Grande do Norte e Bombinhas em Santa Catarina, sublinham o compromisso com a implementação de práticas que unam a tecnologia à gestão de áreas naturais.


Mapeamento em Tempo Real em Áreas Naturais de Destaque
Além dos treinamentos teóricos sobre a usabilidade da plataforma de gestão e mapeamento de trilhas da Green Solutions, os participantes terão a oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos no mapeamento de trilhas no Parque Estadual Mata da Pipa e no Santuário Ecológico. Essas reservas naturais da Mata Atlântica são reconhecidas como destinos de turismo ecológico.


Presença de Especialistas das 5 regiões do país
O treinamento conta com a presença da consultora da Green Solutions, Janina Bäumler, e consultores e líderes das cinco regiões do país, incluindo dos estados de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Acre.


Ao final desta semana intensiva, espera-se que os participantes saiam não apenas com conhecimentos aprofundados em gestão e sinalização de trilhas, mas também com a visão de serem agentes transformadores em seus municípios. Este treinamento representa um passo significativo em direção ao desenvolvimento sustentável e a digitalização no setor turístico, onde a tecnologia se une à preservação da natureza, promovendo práticas inovadoras para o turismo do futuro.