São Joaquim reduz mortalidade infantil com implantação do Gente Catarina e metodologia DEL

A implantação da metodologia DEL em São Joaquim através do Programa Gente Catarina apresentou redução de 60% na mortalidade infantil de 2022 para 2023. Os dados são da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social e Saúde do município. Em 2022 foram 10 mortes infantis e em 2023, este número caiu para 4 mortes.

Segundo o secretário de Saúde do município de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral, o Dorinho, o que levou a cidade a conquistar estes dados foi primeiro conhecer a realidade através de um diagnóstico e depois agir diretamente para resolver os problemas. “Depois que iniciamos com o trabalho integrado através das Câmaras Técnicas, identificamos onde aconteciam os maiores problemas de mortalidade e pudemos realizar melhorias para reduzir o número”, explica.

Entre as ações realizadas para alcançar a redução, o projeto de educação e saúde foi fortalecido, realizada parceria da Vigilância Sanitária com a Atenção Básica com o monitoramento dos índices, a proximidade da equipe volante com o interior onde geralmente aconteciam os casos, integração da rede do projeto Grupo de Gestantes com o hospital a partir do sétimo mês, melhoria nos índices de pré natal, integração com a Secretaria de Assistência Social para benefícios e a criação do comitê local da mortalidade.

O plano de São Joaquim agora é continuar trabalhando através das Câmaras Técnicas para reduzir os índices de gravidez na adolescência, melhorar o planejamento familiar, e possibilitar mais acesso à educação e à informação das gestantes.

Segundo o secretário, tudo isso só é possível por conta das medidas implementadas pelo município através dos diagnósticos apresentados, norteando as ações da iniciativa pública, privada e sociedade civil organizada através de Câmaras Técnicas, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas cidades. Através do Gente Catarina, Programa Governo de SC que desenvolve os municípios com baixo IDH, através da metodologia DEL, da Facisc e do Instituto DEL. O programa aconteceu em 63 municípios catarinenses na primeira fase, e na segunda fase mais 41 municípios.

Desde 2023, a metodologia DEL foi contratada para desenvolver esses projetos em São Joaquim e desde então as Câmaras técnicas de Saúde e Desenvolvimento Social atuam juntas para melhorar essa questão da mortalidade infantil, entre outras questões do município.