Inédito no Brasil: Polícia Militar e FACISC lançam Protótipo Alpha na Serra Catarinense 

A região serrana será a primeira no Estado a desenvolver ações para identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica de forma articulada com o desenvolvimento sustentável. 

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), lançou nesta última segunda-feira (25), o Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0, um projeto inovador nas questões relacionadas à segurança pública. O evento ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e contou com a presença de autoridades na área de segurança, representantes de municípios da mesorregião serrana, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.  

O projeto da PMSC surge com o objetivo de identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica, articulada com o desenvolvimento sustentável, em municípios catarinenses. Por meio de indicadores estabelecidos a partir da econometria, que é o estudo e aplicação de métodos quantitativos nas áreas da saúde, desenvolvimento social, educação, desenvolvimento econômico e segurança, o Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as ainda mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região.

Em seu discurso durante o evento, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que o Protótipo Alpha será implementado e testado ao longo de 12 meses, inicialmente em cinco municípios da mesorregião serrana. O piloto começará nos municípios de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, Urubici e São Joaquim. 

“O lançamento na Serra é um marco, não só de evolução na Polícia Militar, mas para a sociedade como um todo. Não há referência no Brasil da utilização de metodologia baseada na educação 5.0 da indústria, além da PMSC. Temos um avanço com este modelo aplicado em parceria com a Facisc e os municípios com a missão de preservar a ordem pública e elevar ainda mais os níveis de excelência atingidos hoje”, pontua o comandante-geral, coronel Pelozato.  

O comandante destaca ainda que a ordem pública abrange três pilares: a tranquilidade pública, saúde, salubridade e, também, segurança pública. “A PMSC busca a essência da sua missão lá na causa da violência e criminalidade. Este é um projeto sem precedentes em nosso país. Não temos dúvida de que é de extrema importância e será referência para os demais Estados. Agradeço a parceria da Facisc e IDEL”, finaliza Pelozato. 

Para o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, a iniciativa trará benefícios significativos para o município e a região. “A segurança é realmente essencial para que as pessoas possam desfrutar de suas vidas diárias com tranquilidade, e é encorajador ver o compromisso em coordenar ações para garantir isso. Por essa razão, estamos irmanados e preparados para aprender e dar nossa contribuição”. 

Vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, destaca que o Alpha vem ao encontro dos interesses dos munícipes. “Tenho certeza de que será um sucesso, já que utiliza de princípios e metodologias baseadas em números e na realidade dos municípios. Teremos ações certeiras e otimização de recursos. Quero reforçar o compromisso de Lages nesta parceria e que possamos colaborar para o crescimento da região”. 

Mesmo com uma população de pouco mais de 4 mil habitantes, Bom Jardim da Serra tem registrado recentemente diversos crimes contra a vida, entre eles homicídio, feminicídio e infanticídio. “É chocante. Ao mesmo tempo que nos sentimos felizes por fazer parte desse projeto, nosso sentimento é de preocupação pelos números que se apresentam. A expectativa do nosso prefeito é de que teremos sucesso nessa empreitada. Fica aqui nossas felicitações e agradecimentos por Bom Jardim integrar esse grupo”, afirma o secretário de Administração Hilton Telmo de Oliveira.

A vice-prefeita de São Joaquim, Ana Melo Arruda, frisa que este é um momento importante para a região. “Temos certeza que colheremos bons frutos desse trabalho. Já existem projetos de excelência desenvolvidos pela Polícia Militar e este só vem a somar. Por conta disso, só temos que agradecer”, enfatiza ela. 

Ao destacar que cada cidade e região têm características distintas, o vice-presidente da Regional Serra da Facisc, Antônio Floriani, diz que em cada um dos lugares onde o projeto será desenvolvido haverá uma análise distinta. “ Não podemos uniformizar a solução. O Protótipo Alpha buscará uma construção coletiva em cada cidade. A Serra Catarinense será um laboratório deste projeto que foi feito com muita dedicação e inteligência”, conclui. 

Metodologia DEL

A metodologia adotada para intervir nos territórios é baseada no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela FACISC ao longo de mais de uma década e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). Este programa visa fortalecer a capacidade de transformação dos municípios catarinenses, promovendo o protagonismo dos atores locais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, o desenvolvimento sustentável e a diversificação econômica.

Por: Comunicação Protótipo Alpha