Especialista da Alemanha capacita empreendedores locais de embutidos no sul do país.

Com intuito de fomentar o comércio justo e local do setor de embutidos e capacitar empreendedores, o especialista alemão Hartmut Waßmer, aterrissou no sul do País.

Não é novidade que, no Brasil, o setor alimentício é um dos mais relevantes do país, sendo o maior setor em valor de produção e o maior gerador de empregos. Segundo dados divulgados pela RAIS/STE/ME, o setor alimentício gera cerca de 7,2 milhões de postos de trabalhos e gerou um total de exportação na casa dos US$ 280,6 bilhões no ano de 2021 (ABIA). Dentro do setor, a produção de derivados de carne representa expressivos 26,8%, o que a torna a maior parcela da produção de alimentos no país. Quando falamos sobre esta realidade aplicada em pequenos municípios, observamos que o comércio local exerce um papel fundamental no fortalecimento da economia, geração de empregos qualificados e aumento da qualidade de vida. Não à toa, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 54% dos empregos no Brasil, representam cerca de 95% do total de empresas privadas e respondem por 27% do Produto Interno Bruto brasileiro (SENAI).

O Programa DEL facilitou, nos municípios em que atua, ferramentas, treinamentos e suporte a pequenos empreendedores e produtores de derivados de carne, para que possam se destacar no mercado. Durante o mês de agosto, a convite do Programa DEL e da FACISC, em parceria com a Fundação Senior Experten Service – SES da Alemanha, o especialista em Embutidos e especiarias Hartmut Waßmer, realizou uma série de palestras e workshops nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Waßmer visitou os municípios de Orleans, Lauro Müller, Itá e Arabutã em Santa Catarina e durante as duas últimas semanas no Brasil, visitou as Cidades de Chapada, Encantado e Canguçu no Rio Grande do Sul. 

Durante sua estada no país, Waßmer ministrou capacitações em embutidos e defumados, orientando sobre a importância dos processos e de uso de matérias primas locais de qualidade; também conduziu palestras sobre marketing de negócios e como promover e vender produtos locais de maneira assertiva. Giani Lolli, Agente de Articulação do Programa DEL em Orleans, destaca uma das muitas lições aprendidas durante o ciclo de palestras: “A alma do seu negócio é ter muita vontade e alegria em mostrar seu produto, e, principalmente, confiar no seu trabalho e saber o que está entregando ao consumidor. O melhor marketing para negócio é oferecer e apresentar ao consumidor o que ele está adquirindo. A partir disso, você conquista seus clientes, e serão eles que passarão adiante a qualidade dos seus produtos”.

Waßmer aproveitou a oportunidade para conhecer alguns empreendimentos nas localidades em que visitou, como frigoríficos, vinícolas e pontos turísticos, com intuito de conhecer melhor a realidade dos municípios e orientar de forma assertiva os produtores locais. “Estar junto ao profissional Hartmut, nos mostrou o quanto nossa agroindústria pode crescer e se desenvolver. Como principal ponto positivo, destaco o brilho nos olhos dos nossos produtores, que puderam ver de perto a capacidade que eles têm de estarem alavancando seus negócios”. Relata Janaína Veronez Alberton, coordenadora do curso de agronomia UNIBAVE.

A partir das formações práticas, palestras informativas e exemplos de boas práticas, os produtores e comerciantes estão ainda mais preparados para perpetuar a cadeia produtiva do pequeno produtor de embutidos de forma positiva e sadia para toda a comunidade. “Acompanhei Hartmut durante as visitações e workshops aqui no município de Arabutã. Ele liderou oficinas de confecção de novas receitas de embutidos e o retorno foi muito positivo. Inclusive, os empresários já querem que o Sr. Hartmut retorne. Após o ciclo de palestras e workshops, muitas empresas estão procurando se estruturar melhor para a confecção de novas receitas e novos processos” destacou Olguin Metz, vice-prefeito da cidade de Arabutã SC.

Mas afinal quem é Hartmut Waßmer?

Quarta geração de família de Mestres açougueiros, Hartmut Waßmer carrega anos de experiência e amplos conhecimentos no processamento e produção de carnes e embutidos tradicionais alemães. Nascido na região de Schwarzwald, no sudoeste da Alemanha, ele geriu seu próprio negócio e está familiarizado com a gama de produtos e processos da cadeia produtiva de embutidos. Além de outras missões na América do Sul, Hartmut Waßmer realizou três missões em Honduras com temas semelhantes. Waßmer também possui em seu currículo missões técnicas na Bolívia, Irã, Uzbequistão, Honduras, México, Colômbia, Guatemala e Equador.

Competências e experiências:

  • Otimização de receitas, desenvolvimento de receitas e misturas de temperos
  • Análise e otimização de processos de produção de produtos de carnes e embutidos
  • Fabricação de produtos, incluindo produtos de conveniência, produtos semi-acabados, produtos de carne congelados e enlatados
  • Distribuição, venda
  • Marketing, gestão e organização operacional, estruturas de vendas
  • Fruticultura e viticultura, produção de brandy