Um novo visual para a Cachoeira da Capivara – Capitólio

Desafios Enfrentados

O principal problema enfrentado em Capitólio foi a extração ilegal de quartzito, que causou danos ambientais significativos na região, incluindo siltamento de cursos d’água, supressão de vegetação nativa e destruição da paisagem. Além disso, havia exploração laboral, incluindo trabalho infantil e condições semelhantes à escravidão.

Métodos, Etapas e Ferramentas Aplicadas

Para resolver esses problemas, o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara foi criado em 2017, promovendo o ecoturismo na região e impedindo a continuação da mineração ilegal. A estrutura do complexo foi aprimorada para oferecer melhores condições aos visitantes, com a instalação de restaurantes, recepção e banheiros, além da implementação de práticas sustentáveis, como energia renovável e materiais biodegradáveis.

Fatores-Chave de Sucesso

O sucesso do complexo deve-se à mudança de uso da área para ecoturismo, à descoberta da beleza natural da região e à diversidade de atrações oferecidas. O envolvimento da família na gestão do complexo, a criação de projetos sustentáveis e a união entre turistas, funcionários e autoridades locais também foram fundamentais.

Lições Aprendidas

Durante a implementação do projeto, foram enfrentados desafios como a extração ilegal de quartzito, a falta de reconhecimento da região como um local de beleza natural e a falta de apoio das autoridades ambientais. No entanto, a promoção do ecoturismo e a cooperação das autoridades foram cruciais para superar esses obstáculos.

Resultados, Conquistas e Reconhecimentos

Os resultados incluem um aumento no turismo e desenvolvimento econômico na região, a recuperação da área degradada, a geração de empregos e o reconhecimento do complexo como uma atração turística de sucesso, preservando 100% da área após sua implementação. O complexo também recebeu reconhecimento por suas práticas sustentáveis e impacto positivo na comunidade local.