Problemas enfrentados:
Canguçu, preocupado com a gestão de resíduos, desenvolveu, ao longo de quinze anos, várias atividades focadas em sustentabilidade por meio do Centro de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Essas atividades incluem projetos com escolas municipais, estaduais e privadas, palestras, workshops, trilhas ecológicas, campanhas de coleta de resíduos sólidos recicláveis, eletrônicos e pneus, além de semanas ambientais com atividades recreativas para preservação da natureza, com o objetivo de despertar a consciência ecológica entre os cidadãos de Canguçu.
Métodos, Etapas e Ferramentas Aplicadas:
O cooperativismo é um dos princípios desse trabalho, no qual resíduos recicláveis são coletados por meio de um acordo com a COOPERSOL (Cooperativa de Trabalhadores em Coleta Seletiva) no município de Canguçu. Os meios de produção e a renda gerada nesse processo são distribuídos entre os membros da cooperativa, contando também com apoio financeiro da Prefeitura. O objetivo dessa iniciativa é gerar trabalho e preservar o meio ambiente.
Fatores-Chave de Sucesso:
A COOPERSOL existe desde 1999 e, desde 2000, é incentivada pelo município, recebendo um galpão alugado para a triagem de resíduos coletados e uma Kombi para coleta seletiva. Em 2005, a responsabilidade de fornecer suporte para essa Coleta Seletiva passou a ser do Departamento de Meio Ambiente e Urbanismo, que disponibilizou um caminhão e motorista para a coleta urbana e rural.
Lições Aprendidas:
As cooperativas fundadas nesse modelo geraram trabalho, renda e melhores condições de vida para parte da população excluída, além de abordar questões ambientais e de preservação. A crescente demanda por produtos industrializados e descartáveis causa um aumento significativo no volume de embalagens de todos os tipos, formas e materiais, resultante do consumismo característico da população contemporânea. Esse aumento na produção e no consumo irresponsável tem um impacto direto no meio ambiente, aumentando a degradação dos recursos naturais renováveis e não renováveis do planeta, como solo, água e ar.
Resultados, Conquistas e Reconhecimentos:
Foram distribuídos kits entre as escolas participantes para uso em sala de aula, e um contêiner para armazenar o material até ser enviado para a Cooperativa. Visitas diagnósticas foram feitas a cada escola participante, com palestras sobre educação ambiental, oficinas para confecção de brinquedos feitos com material reciclável e reuniões ocasionais para incentivar a participação dos alunos por meio da gincana proposta. O objetivo é premiar a escola que coletar o maior volume de resíduos recicláveis durante 1 (um) ano. Estão previstas atividades com envolvimento da comunidade para expandir os conceitos de reciclagem fora da escola, facilitando a absorção de hábitos sustentáveis. Além disso, pretende-se estender o projeto para outras escolas do sistema municipal de ensino de Canguçu, com a criação de pontos de coleta seletiva para tornar as escolas politicamente responsáveis pelo lixo gerado.