A Facisc é a única entidade no Brasil que tem um projeto apoiado pela União Europeia para investir em Turismo Sustentável no país. As regiões da Serra e Sul do Estado vão receber investimentos através do Programa Al-Invest Verde para fortalecer a cadeia produtiva do turismo nas duas regiões, com ênfase no entorno do Parque Nacional de São Joaquim. O projeto contempla 160 entidades das Américas e Europa, destes nove são brasileiros e o único focado em desenvolvimento do turismo sustentável é o projeto catarinense, que vai ser desenvolvido nos municípios de através do Instituto DEL. Serão investidos mais de 400 mil euros no desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo a partir de uma estratégia sustentável, além de fazer que as empresas turísticas sejam certificadas e reconhecidas pela qualidade do serviço que oferecem aliadas a práticas sustentáveis.
O Programa Al-Invest Verde, é uma iniciativa da União Europeia e visa promover cadeias produtivas sustentáveis na América Latina.
Durante evento realizado na Guatemala entre os dias 11 e 14 de março, o Instituto DEL foi convidado a apresentar o projeto de SC por ser o único focado em turismo sustentável. O objetivo do evento, foi reunir os participantes aprovados na segunda convocatória para fazer intercâmbio e ver as sinergias com os outros projetos da América Latina. Todas as outras iniciativas aprovadas são voltadas para a economia circular.
Por Mari Lidorio