Protótipo Alpha: equipe de articulação apresenta plano de trabalho para São Joaquim

Nesta sexta-feira, 3 de maio, a equipe de articulação do Projeto Protótipo Alpha esteve reunida com autoridades locais, incluindo o comando da Polícia Militar do município, representantes da prefeitura e membros da Associação Empresarial de São Joaquim (Acisjo). O encontro ocorreu de forma on-line, e teve como objetivo apresentar o plano de trabalho do projeto, do qual São Joaquim é um dos cinco municípios selecionados.

O Protótipo Alpha tem como meta principal a redução dos indicadores de violência e mortalidade nessas localidades serranas. Originado de análises aprofundadas sobre os índices de violência e mortes na região, o projeto destaca a necessidade premente de adequar os padrões de segurança dos municípios aos parâmetros internacionais.

Ao longo dos próximos 12 meses, serão implementadas estratégias em colaboração com as lideranças locais, visando conter a escalada da violência e da mortalidade. 

Para além da redução dos índices de violência e morte, o Protótipo Alpha visa também desenvolver um método replicável, passível de aplicação em todo o estado de Santa Catarina. “A ambição é que esse modelo pioneiro não apenas sirva como referência nacional, mas também inspire outras regiões do mundo, refletindo o compromisso da Polícia Militar do estado em promover a segurança e o bem-estar da população”, destaca a coordenadora do projeto, Aline Nandi. 

De acordo com o plano de trabalho, o primeiro movimento é a criação de um Comitê local de trabalho do Protótipo Alpha, onde participam Prefeitura, PMSC e Acisjo. Num segundo momento o projeto prevê a formação de um Conselho de Segurança, onde outras entidades e autoridades locais poderão ser inseridas, e ainda haverá Comissões Locais, grupos que auxiliarão de forma operacional no trabalho, desenvolvendo atividades e melhorando as já existentes.

O processo é rápido, até o dia 20 de maio ocorrem entrevistas individuais com lideranças locais para se entender a percepção que essas pessoas têm sobre a segurança do município. Até o fim do mês um evento aberto à comunidade deve ser realizado em São Joaquim para apresentar a proposta a toda a sociedade para que também se sintam parte e responsáveis pelo trabalho que está sendo desenvolvido.

Por fim, ao concluir o projeto, haverá uma apresentação global dos dados oficiais, amostras das entrevistas coletadas e validação do diagnóstico. “Com esse trabalho conjunto queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Joaquim, desenvolvendo políticas públicas para serem aplicadas de maneira a cuidar e respeitar a vida das pessoas”, finaliza Aline Nandi.

Por comunicação Protótipo Alpha