Presidente do IDEL e comando regional da PMSC discutem aplicação do Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0 

O presidente do conselho de administração do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Carlos Eduardo de Liz, esteve reunido com o comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos, e o presidente do Conselho de Segurança de Lages, (Consel), Odivar Marcos Bonetti. O encontro ocorreu na quarta-feira (15), na sede do comando da PM, no bairro São Cristóvão, em Lages. Na visita foram tratados assuntos relacionados a implementação e os objetivos do Protótipo Alpha, um projeto inovador, fruto de uma parceria entre a PMSC e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com aplicação da metodologia DEL, voltado para a segurança pública e o desenvolvimento comunitário da mesorregião serrana. 

Importante destacar que o Protótipo Alpha busca identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica, integrando essas questões ao desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Juntas, as instituições trabalham para o fortalecimento de um projeto único em todo o estado. “É essencial que possamos contar com dados e tecnologia aliados à nossa capacidade técnica para efetivamente transformar a realidade dos municípios catarinenses”, salienta o presidente do conselho de administração do IDEL, Carlos Eduardo de Liz.

Durante a reunião, o comandante do 2º Comando Regional de PMSC, destacou a importância do diálogo entre diferentes setores da sociedade para o sucesso de projetos como o Protótipo Alpha. “Este projeto será um divisor de águas, permitindo intervenções mais assertivas em questões de ordem pública a partir de um entendimento ampliado sobre violência.”

O Protótipo Alpha não só se destaca pelo seu caráter inovador, mas também pela sua abordagem holística, envolvendo educação, saúde, assistência social e outras áreas vitais. Este modelo multidisciplinar é visto como essencial para abordar a complexidade dos desafios de segurança enfrentados pela região. Com a participação de diversos atores da sociedade, o projeto promete ser um marco na forma como a segurança é percebida e gerenciada na mesorregião serrana.

Por Comunicação Protótipo Alpha