Durante esta semana, a cidade de Itá reuniu lideranças municipais do setor público e privado para discutir um tema sensível aos municípios, o planejamento urbano. Mais uma atividade realizada pelo DEL, a vinda da especialista da Senior Expert Service (SES), entidade parceira alemã do Instituto DEL, Maria Helena da Rocha Paranhos, faz parte do mapa estratégico do município, e apresentou uma análise detalhada iniciada em 2023.
Maria Helena é planejadora regional e urbana, com formação em arquitetura, e especialista em desenvolvimento e coordenação de projetos, com mais de 35 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte sustentável no centro da cidade.
Segundo informações levantadas pela especialista, Itá é planejada e tem boa infraestrutura física e equipe técnica de Planejamento Urbano. “Planejada na década de 90, seguiu modelos de urbanismo ainda baseados na cultura do carro, mas percebe avanços claros em dotar a cidade de melhor ambiente para a mobilidade do cidadão”. Maria Helena explicou que a cidade pode melhorar em muitos pontos como a ampliação das calçadas, desenvolvimento da fruticultura, trabalhar a área do entorno do lago do Reservatório em um grande parque linear, fortalecer economia do turismo local. Ela sugeriu que na revisão do atual Plano Diretor, poderá dotar a cidade de bairros com usos múltiplos e independentes do centro, distribuindo melhor a oferta de bens e serviços (públicos e privados).
Conferência Municipal das Cidades
A especialista também participou da programação da 6ª Conferência Municipal das Cidades.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social “, o evento abordou questões como a falta de moradias adequadas, problemas de mobilidade urbana e preocupações ambientais.
Por Mari Lidorio