Grão Pará implanta o Programa DEL

Um importante marco foi lançado para o município de Grão Pará, na última semana, com a apresentação dos resultados da Análise Situacional do Programa de Desenvolvimento Econômico Local- DEL. Durante o encontro, que reuniu representantes do poder público, foram apresentadas as percepções da comunidade sobre os avanços e desafios da economia local com foco na qualidade de vida com olhar para os próximos 20 anos.


O DEL Grão Para traz uma ferramenta colaborativa, que deverá reunir voluntários distribuídos em Câmaras Técnicas e ainda com instituições e voluntários envolvidos no Conselho de Desenvolvimento Econômico, reforçando sua abordagem participativa.


O programa, cuja metodologia é fornecida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), através de uma parceria com pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável, com um olhar voltado para 2040.


A implementação do Programa DEL em Grão Pará representa a construção de uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município. O programa transcende a simples execução de projetos, pensando o município duas décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas.


O processo que foi iniciado com entrevistas com 40 lideranças locais, inclui ainda uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores. Essa abordagem gera uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável.


Participaram da apresentação da Análise Situacional dezenas de lideranças locais, incluindo empresários, presidentes de entidades, servidores e gestores municipais.
A apresentação dos trabalhos foi conduzida pelos consultores, Julio Rossoni, Arthur Medeiros e Aline Teixeira.


Na oportunidade a prefeito Hélio Alberton Junior, falou da importância do programa, destacando ainda a relevância deste trabalho hoje para a perspectiva de alinhamento econômico do município.


“Nossa relação com o programa DEL teve início em 2023 com nossa viagem para a Alemanha para conhecer os modelos de desenvolvimento regional. Este ano consolidamos a implantação do programa para projetar nossa cidade para os próximos 20 anos. Um momento especial para o município onde os cidadãos e as entidades organizadas poderão contribuir de forma conjunta para projetar o futuro. destaca o prefeito.

Por Mari Lidorio