Pará planeja estratégia para certificação de destinos e empreendimentos turísticos

Nesta quarta-feira, 5 de junho, a Secretaria de Estado do Turismo do Pará (SETUR-PA) foi palco de uma reunião crucial para o futuro do turismo sustentável paraense. A equipe do Instituto Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) se reuniu com o secretário adjunto Lucas Vieira e o técnico Allyson Oliveira. O objetivo foi estreitar relações e discutir o desenvolvimento sustentável turístico da região, focando na certificação de destinos. 

Osmar Vicentin, diretor superintendente do IDEL, ressaltou a relevância desse diálogo. “Estabelecer uma parceria sólida com a SETUR-PA é fundamental para o sucesso da certificação dos destinos ou empreendimentos. Queremos que o Pará se torne um exemplo de turismo sustentável, adotando as melhores práticas globais e adaptando-as à  realidade,” explicou ele.

Parceria estratégica

E as estratégias para fortalecer o turismo sustentável no Pará não param por aí. Esta quarta-feira também foi de agenda na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio). O encontro marca o início de uma parceria estratégica para implementar o programa DEL Turismo e a certificação de gestão sustentável da Green Destinations, em diversas localidades paraenses.

Durante a reunião, Malu Mayourga, consultora de sustentabilidade do IDEL, apresentou como funciona todo o processo de certificação da Green Destinations, um selo internacional que atesta práticas exemplares de sustentabilidade em empreendimentos e destinos turísticos. 

“A certificação não é apenas um selo de qualidade, é um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Estamos empolgados em iniciar este projeto em breve no Pará, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento das comunidades locais e suas economias,” afirmou Malu.

A Certificação em Gestão Sustentável da Green Destinations é baseada em princípios universais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os benefícios de integrar essa rede global são imensos. Os municípios não apenas se conectam com destinos que compartilham as melhores práticas, mas também consolidam uma estratégia local de sustentabilidade, envolvendo todas as partes interessadas na construção de um turismo mais responsável.

O processo de certificação envolve o cumprimento de vários critérios. Após essa avaliação, uma auditoria determinará o nível de certificação do município ou empresa, que pode variar de Bronze a Ouro. Este compromisso é contínuo, com auditorias bienais e inspeções a cada quatro anos para garantir a manutenção dos mais altos padrões.

“A implementação da certificação Green Destinations no Pará representa um avanço significativo para o estado, colocando-o no mapa do turismo sustentável global e assegurando que suas belezas naturais sejam preservadas para as futuras gerações”, frisa Osmar.

Participaram da reunião pela Fecomércio, Brenda Fortes, gerente da unidade CEP Belém; Carolina Franco, coordenadora da coordenadoria estratégica de educação profissional; Márcio Takemura, coordenador de relacionamento com o mercado; Bianca Maués, assessoria jurídica; Igor Assis, assessor técnico responsável pelo eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer; Renata Quemel, assessora técnica responsável pelo eixo tecnológico de gestão e negócios; Carla Adriana, instrutora de turismo e hospedagem; e Rigel Abdala, instrutor de gestão e negócios.

Sobre o DEL Turismo

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.  

Chegando ao terceiro ano de execução, o programa DEL Turismo tem como parceiro alemão o bbw (Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft) e recebe apoio financeiro do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). Hoje, está presente em cinco regiões do país, atuando em 28 municípios brasileiros.

Segundo Anne Oertel, que gerencia o projeto pela bbw: “Especialmente na segunda fase do projeto, a intenção é aumentar significativamente o âmbito da atuação. Estou muito feliz que o Pará é um dos cinco novos estados que vai entrar no programa. Acredito que vamos poder contribuir com nossas ferramentas para o desenvolvimento econômico local, mas também aprender sobre as práticas do turismo de base comunitária já existentes, um dos focos da segunda fase do projeto”. 

Mesa técnica sobre Turismo de Base Comunitária em Belém

Na última terça-feira, 04 de junho, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), por meio do Diretor Superintendente Osmar Vicentin e, pela consultora de sustentabilidade Malu Mayorga, também participou da mesa técnica: “Turismo de Base Comunitária, com foco na promoção da bioeconomia’, em Belém. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), com apoio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor.

Durante o evento, a equipe do IDEL conheceu mais sobre a realidade das cidades do Pará e teve a oportunidade de debater e criar um plano de ação para a implementação e fomento do turismo de base comunitária na região.

Para Osmar, este encontro é uma iniciativa importante para discutir estratégias que promovam a bioeconomia através do turismo sustentável, valorizando as comunidades locais e preservando o meio ambiente. 

“O turismo de base comunitária é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável, pois envolve diretamente as comunidades, gerando renda e incentivando a conservação ambiental e eventos como este são essenciais para alinhar estratégias e ações. O Instituto, com toda a expertise em planejamento do desenvolvimento turístico, chegou para agregar”, finaliza Vicentin.

A presença do IDEL nesse evento reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e turístico das comunidades locais, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado para todos.

Por Mari Lidorio