No coração do Vale da Produção, um movimento está ganhando força, impulsionado pelo compromisso inabalável com a sustentabilidade. No III Seminário Regional Clima, Solo e Água que aconteceu nesta quinta-feira, 06 de maio, essa visão ganhou vida.
Lideranças de Ipumirim, Arabutã, Itá, Lindóia do Sul e Seara convergiram em um diálogo único, guiado pela determinação de moldar um futuro mais verde e resiliente. O objetivo era claro: não apenas compartilhar, mas celebrar as iniciativas sustentáveis já em andamento e, acima de tudo, catalisar um movimento contínuo de desenvolvimento sustentável na região.
No epicentro do debate estava o papel do DEL Arabutã, cuja abordagem integrada entre os setores público, privado e sociedade civil ofereceu uma visão inspiradora do que é possível quando todos se unem por uma causa comum. O destaque não foi apenas para as conquistas individuais, mas para a sinergia entre a comunidade e parceiros-chave, incluindo o SEBRAE, a Epagri, o Consórcio Itá e o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia.
“O que emergiu desse encontro não foi apenas um intercâmbio de ideias, mas uma aliança poderosa, enraizada na convicção de que a sustentabilidade não é apenas uma meta distante, mas uma jornada coletiva rumo a um futuro mais promissor. E o DEL Arabutã, que usa a metodologia DEL, do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), é exemplo disso”, frisa o consultor da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), Evandro Lembi.
Este seminário não ecoou palavras vazias, mas o som do compromisso, da colaboração e da ação. É uma declaração ousada de que, no Vale da Produção, a sustentabilidade não é apenas uma escolha, mas a única opção viável para um amanhã melhor.
Por Mari Lidorio