Projeto de Turismo Sustentável aprovado pela União Europeia é apresentado aos membros do IGR Encantos do Sul

Na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, prefeitos e representantes de nove municípios que fazem parte da IGR Encantos do Sul tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Turismo Sustentável como Estratégia de Apoio em Unidade de Conservação de Proteção Integral da Natureza”, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que faz parte do programa AL-INVEST Verde, da União Europeia. Este movimento representa uma oportunidade crucial para discutir o desenvolvimento do turismo sustentável no eixo Serra Litoral.

Um outro assunto em discussão foi sobre a formação de uma nova Rota Turística Regional, chamada Rota da Imigração. Esta ação também deve ser apoiada pelo projeto de Turismo Sustentável e visa destacar o percurso dos imigrantes que se estabeleceram na região. A rota deverá abranger 12 municípios: Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Treze de Maio, Grão Pará e Orleans.

O projeto de Turismo Sustentável da Facisc junto à União Europeia, que tem a parceria da bbw internacional e Green Destination, além do apoio da Sequa e Instituto do Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), e faz parte do programa AL-INVEST Verde, tem o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo por meio da certificação de empresas turísticas, fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida dos residentes.  

Além disso, o projeto global permitirá a realização de diversas atividades voltadas para a sustentabilidade. Estão previstas ações de educação ambiental, encontros de capacitação do trade turístico, parcerias para a certificação de empresas e destinos turísticos sustentáveis, criação de núcleos empresariais envolvendo empresários da região e missões técnicas nacionais e internacionais.

A Rota da Imigração, com o apoio do projeto de Turismo Sustentável, não só celebrará o patrimônio histórico-cultural dos imigrantes, mas também incentivará práticas sustentáveis, impulsionando o desenvolvimento econômico e ambiental dos municípios envolvidos. Esta iniciativa promete ser um marco significativo para a região, promovendo um turismo responsável e consciente.

No final do encontro, os municípios presentes na atividade em Urussanga demonstraram interesse em aderir à parceria.

O programa AL-INVEST Verde

O programa AL-INVEST Verde, que é cofinanciado pela União Europeia (UE), promove o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular.

Por Mari Lidorio