O município de Itá se destacou como case de sucesso no palco do Summit Cidades, que começou nesta segunda-feira, 24 de junho, com o projeto do Selo Verde, demonstrando que é possível aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A ação é uma proposta da Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), cujo objetivo é avaliar, mobilizar, conscientizar, atestar, reconhecer e certificar iniciativas sustentáveis.
Segundo o assessor de gestão administrativa da Prefeitura de Itá e coordenador da Câmara Técnica de Sustentabilidade do DEL, Lindomar Pritsch, a iniciativa, que contou com a participação ativa de diversas entidades como o Instituto do Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e a Associação Empresarial de Itá (ACITA), além de muito trabalho voluntário, é um exemplo de como a colaboração e o engajamento comunitário podem impulsionar o desenvolvimento local sustentável.
“O programa busca incentivar empresas a instituírem práticas mais sustentáveis, promovendo a preservação do meio ambiente e a valorização da comunidade Itaense”, explica Pritsch.
Desenvolvido com a finalidade de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Selo Verde reconhece e certifica entes públicos, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais alinhadas com esses objetivos. A iniciativa busca não apenas atestar as ações sustentáveis, mas também mobilizar e conscientizar a comunidade para a importância de um desenvolvimento responsável e sustentável.
Entre os critérios de avaliação das empresas no programa Selo Verde estão a redução do consumo de energia elétrica, a redução do consumo de água, o gerenciamento de resíduos sólidos, o tratamento de efluentes, a educação ambiental, a redução da emissão de carbono, a prática de economia circular, a manutenção de áreas verdes, o bem-estar social e a acessibilidade. Os participantes que se destacarem nestes critérios recebem certificações nas categorias Cristal, Citrino ou Ametista, com validade de um ano para cada empreendimento certificado.
O sucesso do Selo Verde é apenas uma parte dos esforços contínuos do município de Itá em promover a sustentabilidade. Nos últimos sete anos, sob a orientação do Programa DEL, diversos projetos foram implementados nos seis pilares do desenvolvimento local, conduzindo Itá rumo a um futuro mais sustentável.
Osmar Vicentin, diretor superintendente do IDEL, destaca a importância do Programa DEL: “o DEL tem sido fundamental para orientar e estruturar os esforços de desenvolvimento sustentável em Itá. Através de projetos que abrangem todos os pilares do desenvolvimento local, estamos construindo uma base sólida para um crescimento econômico que respeita e protege o meio ambiente e a cidade. E o Selo Verde é um exemplo inspirador, mostrando que o crescimento e a sustentabilidade podem caminhar juntos, com esforço de todos e visão de futuro”, finaliza ele.
Top 100
Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Itá ganhou o prêmio Top 100 Green Destination, por suas histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável ao redor do mundo. E, neste ano de 2024, também foi com o Selo Verde.
Por Mari Lidorio