Bom Jardim da Serra foi palco na última segunda-feira, 15 de julho, do deslumbrante desfile de moda sustentável “Passarela Verde”, realizado no Clube Bonjardinense. O evento contou com a participação de todas as escolas municipais da cidade, que apresentaram looks temáticos confeccionados com materiais recicláveis, demonstrando criatividade e comprometimento com a sustentabilidade.
Os alunos se superaram ao criar peças que variaram desde trajes inspirados na fauna local, como o exuberante papagaio-charão, até elegantes roupas de gala. Teve também roupa denominada a casa de Pedra, casa histórica localizada na Fazenda do Socorro e a majestosa Serra do Rio do Rastro, roupa pintada a mão, valorizando todas as curvas dessa famosa estrada. A criatividade e o talento dos estudantes e dos professores foram evidentes em cada detalhe das vestimentas, que encantaram o público presente.
O projeto “Passarela Verde” nasceu na Câmara Técnica da Educação, em conjunto com a consultoria do Programa DEL, do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), através das professoras e do agente de articulação. O projeto contou com a parceria da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento, que foram fundamentais para a realização deste evento inovador e educativo.
Benito Sbruzzi, agente de desenvolvimento e articulação do Programa DEL de Bom Jardim da Serra, destacou a importância do projeto na conscientização sobre o lixo nas escolas. “A ideia do projeto é começar um processo de conscientização do lixo nas escolas, paralelamente a outras ações que já foram organizadas pelas professoras e diretoras. O projeto valorizou todas as habilidades dos alunos de cada turma, fomentando o espírito de liderança e organização. Antes das confecções, croquis de desenhos deveriam ser entregues com a ficha técnica de cada roupa, também valorizando todas as habilidades, além da passarela.”
Sbruzzi também expressou seu profundo agradecimento aos professores e professoras envolvidos no projeto. “Sem eles, nada disso seria possível. O desfile “Passarela Verde” foi um sucesso e uma demonstração clara do potencial dos alunos e da importância de iniciativas que promovem a sustentabilidade e a criatividade em nossa comunidade”, finalizou.
Com informações e fotos do município de BJS