O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) apresentaram nesta quinta-feira, 25, o Seminário de Avaliação do Programa DEL Turismo. A prefeitura fez a adesão do programa em julho de 2023, tornando-se assim a primeira capital do Brasil a trabalhar com o Programa DEL Turismo, do Instituto DEL.
Participaram do evento desta quinta a coordenadora Tíssia Veloso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Ezequiel Bino, a diretora de Turismo de Rio Branco, Fabiúla Moreira, o consultor do Programa DEL Turismo Estácio Guimarães, o presidente do Conselho Estadual de Turismo do Acre (CET), Thiago Higino, o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Epitaciolândia, Jonas Cavalcante, representantes da Prefeitura de Xapuri, o secretário de Cultura e Turismo, Jorge Alves, a diretora e coordenadora da pasta, Ronaira Barros e Antônia Pereira, respectivamente, além de representantes do trade turístico local.
“O Fórum é uma instituição que visa o crescimento do setor produtivo do Estado. Conseguimos firmar parceria com três prefeituras, Rio Branco é a primeira capital a aderir o DEL Turismo, e estamos hoje concluindo o primeiro ano desse trabalho que iniciamos em 2023. Vamos apresentar os resultados que conseguimos trazer com uma governança do turismo, o desenvolvimento e o segmento do turismo em Rio Branco”, explicou Tíssia Veloso.
O secretário Ezequiel Bino disse que o momento é de celebração pelos projetos desenvolvidos ao longo de um ano e agradeceu a parceria do Fórum Empresarial do Acre. “Avançamos muito, junto com o Conselho Municipal de Turismo e todas as entidades que fazem o turismo acontecer. Esse processo demanda algumas ações, criamos, por exemplo, o Centro de Atendimento ao Turista, que vai ser inaugurado há alguns dias, a marca turística de Rio Branco também será lançada em breve. É uma série de ações que fazem com que o setor se desenvolva e, por isso, estamos trabalhando com essa parceria importantíssima do DEL Turismo”.
No decorrer de um ano, com consultorias do DEL Turismo e do Fórum, foi desenvolvida a identidade turística do município, o modelo de governança participativa com mais de 95 representantes da sociedade civil organizada, Poder Público, empresariado, o Parque Ambiental Chico Mendes foi certificado com o Selo Good Travel Seal da Fundação Holandesa Green Destinations, o Acre também foi referência no desenvolvimento do turismo sustentável pelas entidades alemãs financiadoras do projeto no Brasil.
Ao todo, estão sendo executados 14 projetos na capital acreana desde a adesão do programa. Esse trabalho é realizado por equipes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), composto por 27 membros e 27 suplentes, pela Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade, com 25 membros, Câmara Técnica de Qualificação, composta por 11 membros, e a Câmara Técnica de Infraestrutura Turística, que tem oito membros.
No total, 98 pessoas participam do processo de planejamento participativo direto. Dentre as ações planejadas estão a atualização de roteiros turísticos, disponibilização de totem explicativos nos espaços turísticos, fortalecer o turismo arqueológico, a cadeia produtiva do turismo com treinamentos e especializações, fortalecer o artesanato, estruturação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
O Programa DEL Turismo é uma metodologia de governança que reúne o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil e pensam no turismo de forma estrutura e contínua. O consultor do Programa DEL Turismo Estácio Guimarães contou que, como resultado, já foi planejado o desenvolvimento do turismo para os próximos cinco, de forma estruturada e sustentável.
“Temos hoje em andamento o fortalecimento da cadeia produtiva por meio de capacitações, o fortalecimento do artesanato, que primeiro momento preparamos toda parte de estrutura e agora vamos preparar os artesãs. Estamos fazendo o levantamento da cadeia produtiva, já temos também hoje definida toda parte de acessibilidade e trafegabilidade para que o turista possa chegar no município e ter onde parar e como ter acesso à estrutura do município”.
Após o seminário, foi realizada uma palestra com o doutor em turismo Marcelo Milito com tema ‘Turismo Sustentável: caminhos e destinos’.
Sobre o DEL Turismo
O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.
Chegando ao terceiro ano de execução, o programa DEL Turismo tem como parceiro alemão o bbw (Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft) e recebe apoio financeiro do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). Hoje, está presente em cinco regiões do país, atuando em 28 municípios brasileiros.