Conferência Green Destinations Latinoamérica 2025 será realizada no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em junho do próximo ano.
Em um momento histórico para o turismo sustentável do Rio Grande do Norte, a cidade de Natal foi escolhida como sede da Conferência Green Destinations Latinoamérica 2025, um dos principais eventos internacionais dedicados a destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais. A notícia foi anunciada pelo diretor superintendente do Instituto do Desenvolvimento Econômico Local, Rodrigo Cidade, juntamente com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o representante da Green Destinations no Brasil e diretor técnico do IDEL, Andreas Dohle, em uma audiência com a governadora Fátima Bezerra, na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro.
“É com grande orgulho que anunciamos que Natal será a cidade-sede da Conferência Green Destinations Latinoamérica 2025, um evento que não apenas destaca o Brasil no cenário internacional, mas também reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. Esta conferência é uma oportunidade única para compartilharmos as boas práticas e aprendermos com exemplos inspiradores de diversas regiões. Convidamos todos a se unirem a nós nesse esforço de construir destinos melhores e mais sustentáveis”, frisa o diretor superintendente do IDEL, Rodrigo Cidade.
O evento internacional ocorrerá no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, entre os dias 16 e 18 de junho do ano que vem, reunindo mais de 200 pessoas, entre representantes do poder público, terceiro setor e empresas comprometidas com os desafios do turismo sustentável na América Latina.
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, é co-realizador da Conferência Green Destinations Latinoamérica. Para o presidente Marcelo Queiroz, será uma grande oportunidade para promover o Rio Grande do Norte.
“Temos desenvolvido diversas iniciativas pioneiras no Brasil e precisamos posicionar nosso estado, cada vez mais, como uma referência em turismo sustentável”, afirmou o presidente da Fecomércio.
A governadora Fátima Bezerra confirmou apoio ao evento e destacou alguns dos diferenciais do estado, entre eles os investimentos para produção de hidrogênio verde, a recuperação de rodovias, a liderança nacional na produção de energia limpa e áreas como o Geoparque Seridó.
“Ficamos felizes com mais esse evento. Sabemos que, cada vez mais, os turistas buscam destinos sustentáveis e o Rio Grande do Norte é campeão nacional no quesito energia limpa. Temos feito nosso dever de casa e esse tipo de iniciativa vem consolidar cada vez mais o nosso estado”, reforçou Fátima.
Participaram também do encontro, o coordenador do programa DEL Turismo pelo Senac RN, Marcelo Milito, a secretária estadual do Turismo, Solange Portela, e a vice-presidente da Emprotur, Molga Freire.
Good Travel Alliance
Durante o encontro, também foi apresentada a proposta da Good Travel Alliance, uma união nacional com o objetivo de promover o turismo responsável no Brasil, através do diálogo e cooperação entre atores governamentais e não-governamentais.
A iniciativa que está sendo construída entre a Fundação Green Destinations e o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) deverá ser lançada durante a Conferência.
Saiba mais
Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. Hoje, a Green destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos ao redor do mundo sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo, a concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis e o programa de suporte & apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento.
Por Mari Lidorio/Com informações da Fecomércio/RN