Urubici também embarca em iniciativa para fortalecer o turismo local e a conexão com a comunidade

E o movimento de valorização do turismo local não para por aí. Urubici também deu início nesta quarta-feira (25), ao seu próprio projeto, o “Conhecendo Urubici”, levando alunos do 5º ano da Escola Nucleada Valdirene Da Cunha Arruda Borguezan a visitar o deslumbrante Parque Véu de Noiva.

Entre outras atrações do parque, os estudantes conheceram a Cascata Véu de Noiva, com seus impressionantes 62 metros de altura, que se tornou uma das principais joias naturais da região, localizada em meio à exuberante vegetação da Serra Catarinense. Suas águas cristalinas despencam de forma graciosa, criando uma paisagem que encanta moradores e turistas, além de oferecer uma oportunidade única de conexão com a natureza.

“Conhecer os pontos turísticos de Urubici juntamente com os alunos da escola onde trabalho foi uma experiência bem significativa, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar in loco aquilo que parece tão comum. Penso que, depois de ter sido trabalhado em sala essa temática, é importante eles se sentirem co-responsáveis pelas belezas únicas daqui, assim como também buscarmos formas de estar preservando, protegendo e garantindo o futuro deles e do próprio planeta”, pontua a professora da rede municipal de ensino de Urubici, Marilene Meurer, ao mesmo tempo em que enfatiza que, após sua experiência na Alemanha, teve a certeza que somente a educação pode reverter os problemas ambientais da atualidade.

A iniciativa, “Conhecendo Urubici” faz parte das ações da Câmara Técnica de Bem-Estar Social do Programa DEL Turismo na cidade e reforça o compromisso do município em construir um turismo consciente, sustentável e integrado com a comunidade local.

“Essas atividades demonstram que, quando os moradores conhecem e valorizam suas próprias histórias e belezas, o turismo se torna uma ferramenta ainda mais poderosa para o desenvolvimento e a geração de oportunidades”, finaliza o diretor superintendente do IDEL, Rodrigo Cidade.

Além do Parque Véu de Noiva, o grupo visitou ainda o ponto de atendimento ao turista e a Igreja Matriz de Urubici.

Por Mari Lidorio