Protótipo Alpha planeja ações integradas para transformar o bairro Dom Daniel, em Lages

Em Lages, o Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, deu mais um passo importante no planejamento de ações que buscam ampliar a ordem pública e o bem-estar dos moradores da cidade.

Integrante das Câmaras Técnicas de Saúde, Educação e Social e, ainda Desenvolvimento, Segurança e Infraestrutura deram início nesta semana ao planejamento das ações que serão desenvolvidas em um projeto macro de integração da rede de serviços que envolve a aplicação de diversas políticas públicas com o objetivo de beneficiar os cidadãos, por meio da otimizações dos serviços públicos municipais e estaduais em setores, como: segurança, saúde, educação, infraestrutura, social, e outros.

O bairro Dom Daniel será o primeiro a receber atenção. A escolha ocorreu a partir de uma avaliação das questões de vulnerabilidade social enfrentadas pela comunidade.


A data para início do projeto ainda não foi marcada, mas deve ocorrer ainda esse ano. A Polícia Militar vem desenvolvendo ações no bairro, visando a segurança dos moradores. Um exemplo foi a realização de uma Operação da PM envolvendo Tático, Roçam e uso de drone que resultou na prisão de um homem suspeito de envolvimento com o tráfico. “ Esse é o compromisso da PMSC, atuar de forma integrada entre diversas unidades especializadas reforçando a capacidade de resposta rápida e eficaz da corporação nas ações de repressão ao crime e garantia de segurança da população”, destaca o sub-comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Marco Antônio Marafon.

A iniciativa pretende proporcionar maior sentimento de pertencimento aos moradores do bairro, melhorar a percepção de segurança, além de melhorias na parte estrutural, como: ampliação da iluminação das vias públicas.
Ainda serão realizadas atividades voltadas à economia solidária de forma a valorizar as potencialidades locais, fomentando o processo colaborativo como uma alternativa para a geração de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.


Tudo isso, visando o desenvolvimento local do bairro e, como consequência, espera-se diminuir a violência, a marginalidade e a vulnerabilidade social local. “Estamos em fase de planejamento de todas as ações e somando forças. E todas as entidades e instituições que quiserem se unir a ideia, participar do projeto e nos ajudar a fazer a diferença no bairro Dom Daniel serão bem-vindos”, conclama a especialista da área Social e agente articuladora do Protótipo Alpha, em Lages, Ana Paula Silva.


O projeto prevê entender a realidade do bairro, para isso, estão sendo levantados dados demográficos utilizando o último Censo/2022, como número de moradores em cada residência, quantas famílias são atendidas pela Unidade de Saúde, crianças e adolescentes nas escolas e outras informações importantes para um diagnóstico que permita incluir ações que o bairro precisa.

“Os integrantes da CT de Saúde, Educação e Social, estão dialogando com líderes comunitários do bairro para que passem a integrar a câmara técnica. Esperamos contar com a presença desses moradores a partir da nossa próxima reunião no mês de novembro”, finaliza Ana.

Protótipo Alpha e seus impactos

O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 desenvolvido pela da Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representa uma abordagem inovadora para a redução da violência na mesorregião serrana. Por meio de uma estratégia multidisciplinar, o projeto busca soluções práticas e viáveis para os desafios enfrentados pelos municípios, envolvendo desde o planejamento urbano até a saúde, educação, entre outras áreas. Com o apoio de especialistas e a integração de diversos setores, o projeto busca garantir a aplicação das políticas públicas existentes ou que necessitem ser construídas com base nas necessidades reais da população.

Por Comunicação Protótipo Alpha