Mais de 200 crianças e adolescentes de Cocal do Sul participaram, nesta semana, do projeto “Conexão Empreendedora”, uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação e Inovação do Programa DEL no município, que trouxe palestras e experiências práticas sobre empreendedorismo e educação financeira. Estudantes do 7º ao 9º ano das escolas EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei puderam conhecer histórias reais de empreendedores e líderes locais, ampliando sua visão sobre o futuro profissional e o impacto de empreender.
Aline Teixeira, consultora do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), destacou o valor do projeto, que surgiu após uma pesquisa entre os alunos da região, baixando temas prioritários para a formação dos jovens. “Essas ações têm como finalidade capacitar adolescentes de acordo com as necessidades e sonhos que eles mesmos apontaram. O empreendedorismo foi o maior destaque, e ver a excitação deles ao ouvirem histórias de superação e sucesso é inspirador”, afirma ela.
Entre os exemplos inspiradores, Ramon Casagrande Oening, empresário local, que contou sobre sua trajetória de professor a empreendedor de tecnologia, hoje representante de marcas internacionais, incentivando os alunos a se envolverem com o setor tecnológico e de robótica, que já faz parte do currículo das escolas da região.
Outro convidado foi Altair Lorival de Melo, presidente da CooperCocal, que coincide com a trajetória da cooperativa, que completa 60 anos. Ele falou sobre como o investimento em tecnologia permitiu à organização reduzir os custos para os cooperados e melhorar a qualidade da energia distribuída.
“Nosso compromisso sempre foi com qualidade e economia para as famílias. Hoje conseguimos oferecer uma redução de 15% na taxa de energia e ainda reinvestir na comunidade”, explicou Altair, que também destacou o uso de tecnologias avançadas, como aplicativos de monitoramento de consumo, e a meta de fazer da cooperativa uma das melhores distribuidoras de energia do país.
Os jovens também ouviram depoimentos de profissionais como o engenheiro Estefano Luis Costa, que incentivou os alunos a explorarem cursos técnicos para ingressarem no mercado de trabalho. “Essas histórias mostram o impacto positivo do projeto, ajudando a construir uma geração mais consciente e preparada para os desafios futuros”, finalizou o agente de articulação local do Programa DEL, Mateus Cechinel.
Por Mari Lidorio