Em Urubici, na última quarta-feira, dia 30, a Câmara Técnica de Saúde, Educação e Social (CT), avançou na priorização do projeto que promoverá ações esportivas, com foco na prevenção e conscientização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A iniciativa, em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social, é voltada especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social, expostos ao uso de álcool, drogas e violência doméstica. Com o objetivo de fortalecer a segurança e a inclusão, a ação vai iniciar pelo bairro Águas Brancas, mas beneficiará tanto áreas urbanas quanto rurais.
Uma conquista importante da CT, é a obtenção de um espaço privado onde serão oferecidas aulas no contraturno, inicialmente para crianças carentes até 12 anos. Essa iniciativa marca o compromisso do Protótipo Alpha em construir oportunidades saudáveis e educativas visando a segurança das crianças e da população e, dessa forma, contribuir para diminuir o uso de drogas e a violência entre os jovens.
A agente local do Protótipo Alpha em Urubici, Gisele Belém, destaca que o esporte é uma ferramenta importante para o combate às drogas e a violência. “O diálogo está bem avançado com os profissionais da área esportiva para, então, definirmos as modalidades que serão aplicadas”, disse ela.
Já a assistente social integrante da Câmara Técnica, Márcia Maria Kayser, que atualmente assessora o conselho municipal de políticas públicas, juntamente com Alcioneide Silva, da Secretaria da Educação, irão apoiar na busca da identificação de crianças desse bairro que desejem participar do projeto.
Para entender melhor as necessidades e possibilidades locais, os membros da Câmara Técnica visitaram a Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo. Recebidos pelo diretor Claudecir Gonçalves, os integrantes conheceram as ações já em andamento e as modalidades esportivas oferecidas aos estudantes, como laço a vaca parada, tênis de mesa e truco. O gestor do educandário manifestou apoio ao projeto esportivo e comprometeu-se a convidar 10 alunos para participar das atividades no novo espaço.
“Acreditamos que, com mais esses passos, o projeto que oferece esperança e alternativas para nossos jovens está ganhando vida. Com o apoio de todos da câmara técnica e diversos órgãos envolvidos, seguimos firmes na transformação dessa visão em realidade, que contribuirá com a ordem pública da cidade”, finaliza o comandante da Polícia Militar de Urubici, sargento Wagner Goulart.
Protótipo Alpha e seus impactos
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 desenvolvido pela da Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representa uma abordagem inovadora para a redução da violência e promover a ordem pública em cinco municípios da mesorregião serrana, como Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici.
Por meio de uma estratégia multidisciplinar, o projeto busca soluções práticas e viáveis para os desafios enfrentados pelos municípios, envolvendo desde o planejamento urbano até a saúde, educação, entre outras áreas. Com o apoio de especialistas e a integração de diversos setores, o projeto busca garantir a aplicação das políticas públicas existentes ou que necessitem ser construídas com base nas necessidades reais da população.
Por Comunicação Protótipo Alpha