Bom Jardim da Serra concluiu o ciclo 2024 do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), comemorando um ano de ações significativas que mudaram o município rumo a um futuro mais sustentável e próspero. Entre as principais conquistas estão atividades estratégicas voltadas à sustentabilidade, o fortalecimento do turismo local, educação e a melhoria da qualidade de vida da população. Essas iniciativas reforçam uma visão de longo prazo do município, com metas definidas até 2040.
Os resultados foram apresentados durante a última reunião do ano realizada nesta semana, que reuniu as Câmaras Técnicas e o Conselho Local do Programa. O encontro destacou a colaboração entre gestores públicos, a comunidade e parceiros, evidenciando o compromisso de Bom Jardim da Serra em adotar práticas inovadoras e responsáveis para o desenvolvimento local.
Recentemente o município foi exemplo de boas práticas que alinham preservação ambiental, impacto social e inovação no turismo, sendo reconhecido no prestigiado TOP 100 Stories da Green Destinations, com a história das fazendas que moldaram os campos da serra catarinense. Também recebeu uma consultoria em gestão de resíduos, com especialista da Alemanha.
Quando o tema é inovação e turismo, o destaque vai para a criação da Rota Caminho das Serras e da Rota Serrana e o fortalecimento do turismo com atualização de materiais e mapeamento de pontos turísticos. A sustentabilidade também ganhou espaço com ações como o desfile Passarela Verde, integrando moda e consciência ambiental, além de palestras, adaptação de lixeira na comunidade Altos da Boa Vista, apoio no programa Penso, Logo Destino e atividades de coletas de resíduos, em parceria com escolas.
Já nas áreas de educação e qualificação, oficinas como o curso de cavalgadas com especialista da Alemanha, três edições do projeto Conhecendo Meu Bom Jardim, para valorização turística e inspirar a comunidade a redescobrir suas riquezas. Também foi trabalho na horta escolar, além da valorização de boas práticas com o planejamento do Prêmio Professora Lucia Cipriano previsto para 2025, o programa reforçou a importância da educação como alicerce para o desenvolvimento local.
Para o agente de articulação do programa, Benito Sbruzzi, o DEL tem auxiliado no fortalecimento da identidade local e na construção de um futuro mais sustentável para o município.
“Concluir o ciclo 2024 do DEL com tantos avanços significativos é motivo de grande orgulho para todos nós. O programa tem sido uma ferramenta essencial para transformar nossas ideias em ações concretas, unindo gestão pública, comunidade e parceiros em prol do bem-estar de todos. Ver projetos como a Rota Serrana, a Passarela Verde e tantas iniciativas educacionais ganharem forma é a prova de que estamos no caminho certo, integrando tradição, inovação e sustentabilidade. Seguiremos trabalhando com o mesmo compromisso para que nossa cidade continue sendo referência em desenvolvimento responsável e qualidade de vida”, reforça Benito.
Chegando na área de segurança, o programa DEL realizou a palestra Safra Segura, em parceria com o projeto Protótipo Alpha, com foco em orientar os produtores locais. Já na saúde, foi criado o grupo de gestantes, readequado a rede cegonha, entre outras ações.
Para Aline Nandi, coordenadora geral de projetos do IDEL, que esteve à frente da condução técnica do programa em Bom Jardim da Serra por vários meses, o encerramento de mais este ciclo é um marco na trajetória de desenvolvimento da cidade.
“Os resultados do DEL mostram que, com planejamento e engajamento, é possível transformar desafios em oportunidades. Bom Jardim da Serra está pronta para alçar voos ainda maiores.”
Visão Estratégica 2040
As bases para um futuro ainda mais sustentável também foram lançadas, com planos para consolidar Bom Jardim da Serra como a Capital Catarinense das Águas e referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar para moradores e visitantes.
Com estes resultados fica comprovando que é possível aliar desenvolvimento econômico, valorização cultural, preservação ambiental e que o legado do DEL segue inspirando o presente e projetando um futuro brilhante para Bom Jardim da Serra.
Por Mari Lidorio