O domingo, 15 de dezembro, foi especial para a comunidade do bairro Dom Daniel, em Lages, que foi tomado pela solidariedade e alegria do Natal da Gratidão e da Esperança, evento organizado de forma voluntária pela dona Terezinha, seu Nelson e a filha Roberta, há 28 anos. Mais de 350 crianças participaram de uma tarde de atividades lúdicas, distribuição de doces e interação com as forças de segurança, num encontro que reuniu famílias e comunidade, reforçando o sentimento de pertencimento e cidadania. A ação contou com o apoio do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, que, junto ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Núcleo da Mulher Empresária da Acil, entre outros parceiros, proporcionou um dia inesquecível.
A emoção estava estampada nos rostos das crianças, especialmente com a chegada do Papai Noel, que distribuiu cestas de doces e encantou os pequenos. “Todo ano é muito especial, mas este ano foi ainda mais marcante. Ter o apoio de tantas pessoas e parceiros como o Protótipo Alpha faz toda a diferença. Nosso bairro precisa disso, nossas crianças merecem momentos como este,” celebrou emocionada, a auxiliar administrativa Terezinha Krause.
A festa não foi apenas uma celebração natalina, mas um momento de cidadania. As crianças tiveram a oportunidade de interagir com os equipamentos do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, que expôs viaturas e trajes utilizados no combate a incêndios. “Estivemos aqui hoje junto a outras entidades disseminando informação sobre ações preventivas, como primeiros socorros, por exemplo, fazendo a nossa parte para integrar essa comunidade à nossa corporação do Corpo de Bombeiros”, diz o 3º sargento, Tiago Vinícius Doege.
Além de levar alegria e união para a comunidade do bairro Dom Daniel, o evento trouxe importantes anúncios para os moradores. De forma integrada, as Câmaras Técnicas de Saúde, Educação e Social e de Desenvolvimento, Infraestrutura e Segurança definiram, em parceria com a Associação de Moradores do bairro e o Corpo de Bombeiros, que em janeiro de 2025, o Projeto Golfinho atenderá 30 crianças previamente cadastradas pela associação. Elas terão a oportunidade de aprender práticas de segurança em ambientes aquáticos de forma preventiva, uma ação importante, especialmente durante o verão, quando os riscos de acidentes em rios, lagos e açudes aumentam.
A Polícia Militar marcou presença no evento reforçando ações de segurança e integração com a comunidade. Entre as iniciativas, estão as redes de prevenção, como a Rede de Vizinhos, Rede de Proteção Escolar, Rede Rural e o Proerd, que já beneficiaram centenas de famílias na região. A apresentação do Canil também encantou o público, especialmente as crianças, que puderam interagir com filhotes que, futuramente, serão treinados para auxiliar na segurança pública. Porém, quem realmente chamou atenção foi a égua Fada, da Cavalaria da Polícia Militar, que além do auxílio na segurança pública, ainda tem um importante papel socioeducativo com a equoterapia. Ao lado dos policiais, ela posou para fotos e conquistou pais e filhos com sua simpatia e elegância.
“A integração com a população faz parte do nosso trabalho e reforça o sentimento de pertencimento. Queremos que todos sintam que a Polícia Militar está presente para proteger e contribuir para o bem-estar de cada morador,” destacou o 1º sargento da PM, Diogo de Jesus Sutil Saretto.
Para 2025, o bairro Dom Daniel receberá o Projeto Protetores do Lar, uma parceria com a Polícia Militar, com apoio do Protótipo Alpha, que será implementado na escola local. O projeto promoverá cidadania e educação em segurança, aproximando ainda mais a instituição da comunidade.
Outra conquista foi a ampliação do itinerário de ônibus urbano, que permitirá que o transporte público passe a atender melhor a localidade, beneficiando principalmente idosos e estudantes. A medida traz mais segurança e conforto para os moradores, eliminando longas caminhadas, especialmente à noite. “Essas iniciativas representam um grande avanço para o bairro Dom Daniel. São passos que vão além de atender demandas imediatas, trazem o pertencimento para a comunidade. Nosso objetivo é criar um legado sustentável para essas famílias,” afirma Ana Paula Ribeiro, especialista da área social e agente de articulação do Protótipo Alpha.
Integrantes do Protótipo Alpha também aproveitaram a ocasião para fortalecer o vínculo com a comunidade. “Ninguém faz nada sozinho, tudo que conseguimos fazer de forma organizada e em grupo nós conseguimos fazer melhor. Foi uma experiência muito interessante para que nós possamos aperfeiçoar e desenvolver ações que visem o bem estar das pessoas não só daqui, mas de toda a cidade”, reforça o coordenador do Comitê Gestor do Protótipo Alpha, em Lages, Douglas Freitas.
Um legado de solidariedade e desenvolvimento
No fim do dia, o que ficou foi um sentimento coletivo de gratidão à família de dona Terezinha, que, há quase três décadas, dedica tempo e amor a esse evento. Aos parceiros e às forças de segurança, que mostraram como a união pode transformar vidas, e a comunidade, que abraçou o espírito natalino e fez deste domingo um dia inesquecível.
Mais do que um evento pontual, o Natal da Gratidão e da Esperança mostrou como iniciativas como esta podem ser um ponto de partida para mudanças sustentáveis. “A intenção é aproveitar esta ação para se pensar na lógica de pertencimento do território, e prever atividades já para os próximos meses de 2025 como algo que seja sustentável, como uma rotina para dentro desse local”, finaliza a especialista em saúde e agente de articulação do Protótipo Alpha, em Lages, Daniela Rosa.
Sobre o Protótipo Alpha
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a FACISC, que utiliza a metodologia DEL para integrar lideranças locais de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici na gestão da ordem pública. Com foco no uso estratégico de dados, o projeto busca reduzir violências, prevenir ocorrências e desenvolver políticas públicas mais eficazes, promovendo segurança e qualidade de vida na mesorregião serrana.
Por Comunicação Protótipo Alpha