O programa Golfinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desde 1998, proporcionou mais do que diversão para 30 crianças do bairro Dom Daniel durante as férias, nesta semana. Com o apoio do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, as atividades foram realizadas de forma inédita, demonstrando que é possível aliar aprendizado sobre segurança e responsabilidade pública em qualquer território. A iniciativa tem como principal objetivo capacitar crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, promovendo conhecimento e cidadania desde cedo.
Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o programa busca fortalecer uma cultura de prevenção e conscientização. Por meio de oficinas lúdicas e educativas, os participantes aprenderam sobre o uso seguro de praias e piscinas, a importância dos cuidados com o meio ambiente, o papel dos guarda-vidas e como reconhecer sinalizações de perigo. As atividades também estimularam o senso de responsabilidade e o respeito às normas de segurança, ampliando o impacto positivo da iniciativa na comunidade.
O 3º Sargento, Tiago Vinicius Doege, do Corpo de Bombeiros Militar de Lages, destacou a importância da parceria com o Protótipo Alpha para a realização do programa com as crianças do bairro. “Essa união foi essencial para levar o Programa Golfinho a um público que muitas vezes não teria acesso a essa experiência. Trabalhamos juntos para promover uma conscientização que vai além da segurança aquática, inserindo a comunidade em um contexto de responsabilidade coletiva. Agora, os pequenos tornam-se porta-vozes da prevenção e do cuidado com a segurança”.
Uma ação que demonstra que ensinar crianças e jovens a cuidar de si mesmos e de sua comunidade é um passo essencial para garantir uma sociedade mais segura e consciente. A iniciativa teve como principal objetivo capacitar crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, promovendo conhecimento e cidadania desde cedo. Além disso, busca-se integrar o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção e ao combate à violência entre crianças e adolescentes.
Ana Paula Ribeiro, especialista da área social e agente de articulação do Protótipo Alpha, lembra que o trabalho com as crianças representa uma das frentes do projeto em criar territórios mais seguros e participativos. “Inserir crianças na responsabilidade da ordem pública é plantar sementes de transformação. O Programa Golfinho foi uma oportunidade de unir forças com o Corpo de Bombeiros e trazer um conteúdo enriquecedor que conecta segurança, educação e cidadania de forma prática e lúdica para as crianças”.
Para a presidente do bairro Dom Daniel, Adriana Raulino, a iniciativa trouxe impacto positivo não só para as crianças, mas também para a comunidade. “ O Programa Golfinho, junto com o apoio do Protótipo Alpha, mostrou que estamos investindo no futuro de nossos jovens. É muito gratificante para as crianças que estão participando e para pais que foram junto poderem ver como funciona o projeto’’.
Ao investir na conscientização e na formação cidadã, as atividades contribuem para a construção de um ambiente mais seguro e saudável, estimulando comportamentos responsáveis e o fortalecimento de valores que ajudam a afastar os jovens de situações de risco, como envolvimento no crime. Assim, a iniciativa não apenas ensina sobre segurança em ambientes aquáticos, mas também reforça a importância de escolhas positivas e a construção de um futuro promissor para a nova geração.
Sobre o Protótipo Alpha
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a FACISC, que utiliza a metodologia DEL para integrar lideranças locais de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici na gestão da ordem pública. Com foco no uso estratégico de dados, o projeto busca reduzir violências, prevenir ocorrências e desenvolver políticas públicas mais eficazes, promovendo segurança e qualidade de vida na mesorregião serrana.
Por Comunicação Protótipo Alpha