Turismo e Safra Segura: São Joaquim aposta na ordem pública para se desenvolver

A Prefeitura de São Joaquim reafirmou seu compromisso com o Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0. A iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a Facisc, busca preservar a ordem pública dos municípios catarinenses de forma a garantir a segurança, contribuindo para o desenvolvimento das cidades.

Durante uma reunião com o Comitê Gestor Local do Protótipo Alpha, que contou com a participação do prefeito José Teodoro de sena Amaral, o Dorinho, do vice-prefeito Fernando Laurentino Costa e da secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Noeli Thome, foram discutidas novas estratégias para fortalecer as ações do programa e consolidar o município como um destino turístico seguro e atrativo para visitantes e investidores.

A conexão entre segurança e turismo é uma tendência mundial. Em cidades turísticas de grande porte, como Florença, Barcelona e Tóquio, investimentos em segurança pública refletem diretamente no aumento do fluxo de visitantes e na atração de novos negócios. Além de proporcionar melhor qualidade de vida para os moradores, essas políticas consolidam os destinos como locais confiáveis para o turismo e o comércio.

Para Noeli, a união entre ordem pública e turismo é um fator essencial para o crescimento da cidade. “Turismo e segurança caminham juntos. Para atrair mais visitantes e novos investimentos, precisamos garantir uma cidade organizada, estruturada e segura. O Protótipo Alpha nos permite avançar nessa direção, fortalecendo São Joaquim como referência em turismo sustentável e desenvolvimento econômico”, destacou a secretária que agora passa a integrar o Comitê.

Reconhecida como umas das maiores produtoras de maçã do Brasil, a cidade vive nos meses de janeiro, fevereiro e março a colheita da fruta e, atrai centenas de trabalhadores de diversas partes do país. Uma das ações mais importantes do Protótipo Alpha em São Joaquim é a continuidade do Projeto Safra Segura. A transferência da sede da Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP) para a rodoviária, busca facilitar o acompanhamento dos trabalhadores que chegam à cidade para a colheita.

Para Sheila Forgerine Zanete, diretora administrativa da AMAP, a mudança representa um avanço na organização e segurança dos trabalhadores safristas. “Nosso novo posto na rodoviária facilitou muito o processo de triagem, permitindo um controle mais eficiente sobre quem chega à cidade para trabalhar na colheita auxiliando na documentação, direcionamento para os pomares e prevenção de problemas trabalhistas. Além disso, a parceria com a Prefeitura, Polícia Militar e outros órgãos nos ajuda a garantir melhores condições para esses trabalhadores. Mesmo com a futura sede da AMAP no Parque da Maçã, queremos manter esse posto ativo, principalmente nos períodos de maior movimento”, afirma.

O encontro também serviu para apresentar o Mapa Estratégico do Protótipo Alpha para São Joaquim, o documento orienta a implementação das ações na cidade. Um folder institucional do projeto, material criado para divulgar as iniciativas junto à população e ao setor empresarial foi apresentado aos integrantes do Comitê Gestor e Câmaras Técnicas.

“O envolvimento do poder público é essencial para que as ações do Protótipo Alpha alcancem toda a população. A parceria fortalece ainda mais nossa capacidade de estruturar São Joaquim como uma cidade segura, organizada e preparada para crescer”, afirmou Juliano Souza, presidente do Comitê Gestor.

Como participar do Protótipo Alpha?

O Protótipo Alpha é um projeto aberto à participação da sociedade, e qualquer pessoa pode se envolver ativamente nas ações que estão sendo desenvolvidas. Moradores, empresários, educadores e representantes da sociedade civil podem contribuir participando das Câmaras Técnicas (CTs) ou até mesmo como voluntários em projetos desenvolvidos. Quem desejar colaborar pode acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Polícia Militar @pmsclages6bpm ou comparecer ao Fórum do Protótipo Alpha na cidade, no dia 20 de fevereiro, às 19h, na Casa da Cultura, em São Joaquim, onde será possível entender melhor as estratégias e se engajar nas transformações que estão tornando a cidade um lugar mais seguro e organizado para todos.

Por Comunicação Protótipo Alpha