Professores e profissionais da saúde serão capacitados para atuar como multiplicadores da Comunicação Não-Violenta (CNV), em Bom Jardim da Serra. Eles serão responsáveis por disseminar boas práticas de diálogo, empatia e escuta ativa. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para transformar as relações interpessoais no município e contribuir para a redução da violência doméstica.
A Comunicação Não Violenta será trabalhada por meio de oficinas e capacitações, permitindo que educadores levem esse conhecimento não apenas para dentro das escolas, mas também para as famílias e a comunidade.
Além da capacitação dos multiplicadores, o Protótipo Alpha promove ações para fortalecer as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da população. Coordenado pelo Comitê Gestor e pelas Câmaras Técnicas, o projeto atua em áreas como saúde, infraestrutura, social, capacitação profissional e políticas de prevenção à violência.
Entre as iniciativas em andamento, está a remodelação de um projeto voltado à formação cidadã de estudantes, originalmente criado pela Polícia Militar e desenvolvido em parceria com a metodologia DEL, além do apoio das secretarias municipais. A primeira edição foi desenvolvida para alunos do 7º e 8º ano, mas, nesta nova fase, o Protótipo Alpha pretende ampliar seu alcance para estudantes do 6º ao 9º ano das redes municipal e estadual de ensino. A iniciativa busca fortalecer o senso de responsabilidade, participação ativa na comunidade e pertencimento à cidade.
A área da saúde também recebe atenção especial com uma nova capacitação para as agentes de saúde. O treinamento vai capacitar as profissionais para atuar de forma mais eficaz no encaminhamento das vítimas à rede de atendimento e na prevenção de novas ocorrências de violência doméstica. Além disso, as visitas preventivas continuam sendo realizadas, garantindo que a população receba orientação adequada e acesso aos serviços especializados quando necessário.

“Estamos capacitando profissionais da saúde, implementando um mapeamento sigiloso das ocorrências e promovendo a comunicação não violenta, tanto entre os agentes públicos quanto nas escolas, para que possamos atuar de forma mais eficaz na proteção das vítimas e na prevenção da violência”, reforça o Cabo PMSC, Willian Tristão.
Projeto Safra Segura segue como uma das prioridade para o município
Com o início da safra da maçã, a manutenção do Projeto Safra Segura segue como uma das prioridades do projeto. A iniciativa busca garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores rurais, promovendo melhores condições de trabalho, prevenção de acidentes e cumprimento dos direitos trabalhistas. O projeto não só protege os profissionais do campo, como também contribui para a economia local, assegurando uma colheita produtiva e sustentável.
“O andamento do Protótipo Alpha em Bom Jardim da Serra tem sido positivo, e conta com a participação de integrantes de diversos setores que estão engajados em promover a melhoria da ordem pública na cidade. Cada ação implementada fortalece o compromisso do município em construir uma cidade mais segura, acolhedora e estruturada para seus cidadãos”, finaliza Juliana de Oliveira, agente de articulação no município.
Sobre o Protótipo Alpha
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a FACISC, que utiliza a metodologia DEL para integrar lideranças locais de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici na gestão da ordem pública. Com foco no uso estratégico de dados, o projeto busca reduzir violências, prevenir ocorrências e desenvolver políticas públicas mais eficazes, promovendo segurança e qualidade de vida nas cinco cidades.

Por comunicação Protótipo Alpha