Lages foi a primeira cidade a sediar, na quarta-feira (19), o ciclo de Fóruns Regionais do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, uma iniciativa que busca transformar a segurança pública e o desenvolvimento social por meio da gestão integrada. O evento reuniu autoridades, especialistas, representantes do setor empresarial e forças de segurança para apresentar resultados e avanços conquistados no primeiro ano do projeto, além de traçar os próximos passos para o município.
A cidade tem metas ambiciosas para os próximos anos. Os voluntários do Protótipo Alpha buscam reduzir os índices de violência nos bairros mais vulneráveis, consolidar uma gestão participativa envolvendo assistência social, educação, saúde, infraestrutura e segurança, além de estruturar o Plano Municipal Integrado para garantir a continuidade das políticas públicas. Para os próximos cinco anos está prevista a criação de uma sala de situação para monitoramento de segurança, capacitação de jovens para o mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo feminino. A meta é ampliar o acesso à saúde nos bairros e melhorar a infraestrutura urbana. A cidade busca se consolidar como referência em segurança e qualidade de vida, com redução significativa da criminalidade.
Os primeiros resultados do projeto indicam avanços positivos na organização das redes de atenção e no engajamento comunitário. O chefe do estado maior da 2ª Região de Policiamento Militar, Adair Alexandre Pimentel, destaca que “a atuação integrada permite que as ações cheguem onde são mais necessárias de forma mais eficaz. Quando precisar, a PM vai agir, mas naquilo que é necessário, onde é necessário e da forma que for preciso”.

Segurança e desenvolvimento de mãos dadas
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Suzana Duarte, reforça que o levantamento de dados será essencial para a criação de estratégias efetivas. “Precisamos de informações concretas sobre a realidade da nossa região para enfrentar a violência contra a mulher de forma eficiente. A parceria entre o poder público, polícia, ONGs e setor empresarial é a chave para avançarmos”, destaca.
O subcomandante do 6º Batalhão da PMSC, Marco Antônio Marafon Junior, reforça que o projeto permite que a segurança pública atue de forma antecipada. “Com essa integração, conseguimos identificar padrões de ocorrências e agir preventivamente. Em vez de apenas reagir aos crimes, buscamos entender suas causas e evitá-los antes que aconteçam”.
Visão de futuro
Até 2029, a previsão é de que Lages seja reconhecida como uma cidade segura e acolhedora, com avanços significativos nos índices de segurança e prevenção à violência. Além da segurança, a iniciativa prevê melhorias na infraestrutura urbana, ampliação do acesso à saúde e incentivo à capacitação profissional.
Sobre o Protótipo Alpha
Criado pela Polícia Militar de Santa Catarina PMSC e desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, poder público e diversas entidades, o Protótipo Alpha se consolida como um modelo inovador de gestão integrada, promovendo a segurança de forma estratégica e impactando áreas como turismo, economia e qualidade de vida.
Entre suas frentes de atuação, o projeto também se dedica ao enfrentamento da violência doméstica e letal, utilizando análises especializadas e métodos estatísticos – econometria para embasar ações que contribuam para a redução desses índices e para a construção de comunidades mais seguras e estruturadas.
Por Comunicação Protótipo Alpha









