Cidade é referência em desenvolvimento sustentável por meio do Programa DEL e recebe visita técnica de lideranças de cinco municípios do Oeste e Extremo Oeste catarinense.
Treze Tílias tem se destacado como um exemplo vivo de que o desenvolvimento sustentável através da cooperação é possível, real e transformador. Com uma trajetória sólida na aplicação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o município recebeu, nos dias 14 e 15 de abril, a visita técnica de gestores públicos, empresários e lideranças de Caxambu do Sul, Presidente Castelo Branco, Princesa, Tunápolis e São João do Oeste, todos interessados em replicar o modelo bem-sucedido na cidade.
A imersão teve como foco apresentar os resultados do Programa DEL no município, que atua em pilares estratégicos como turismo e agro e são implementados com excelência na cidade trezetiliense. A programação incluiu visitas a pontos turísticos e empresas, como o Espaço Diversittá, a Granja Natter, o Minigolf e Eiskaffee Trudi, o Strike Boliche, a Granja Tirolesa, a Treze Tílias Embriões, o Parque Lindendorf, o Mundo Tirolês e Pub Cervejaria Bierbaum, a Esquina do Artesanato, o Restaurante Edelweiss, o Chocolate Treze Tílias, a Prema Velas e Vidros e o Centro de Treinamento Andreas Thaler, que realiza trabalho de destaque em biotecnologia reprodutiva bovina.
“Estamos atuando na preservação do patrimônio, na geração de emprego e renda, no fortalecimento das competências locais, sustentabilidade, responsabilidade social dos negócios e muito mais. Consolidamos o DEL como uma plataforma permanente de diálogo entre o público e o privado. Criamos câmaras técnicas e implementamos ações inovadoras, entre elas o roteiro cervejeiro, o Programa de Empreendedorismo e Agrobusiness, o auxílio na revisão do Plano Diretor, sempre em alinhamento com os ODS. Esperamos inspirar iniciativas semelhantes em todos os municípios do país”, pontua Joclélia Alves, consultora do IDEL em Treze Tílias.
Desde a implementação do programa em 2022, os números impressionam: são mais de 70 projetos desenvolvidos, aproximadamente 168 voluntários diretamente envolvidos, 3 mil e 600 horas de trabalho voluntário e reconhecimento internacional como destino turístico sustentável. O município ainda conta com um mapa estratégico validado, planejamento até 2040, adesão de mais de 20 entidades locais, certificação de empresas, estratégias de comunicação implantadas e integração à Rede Nacional de Turismo Sustentável.

Segundo o diretor superintendente do IDEL, Rodrigo Cidade, o programa tem relevância como ferramenta de transformação dos territórios. “Treze Tílias mostra que quando há engajamento, visão estratégica e colaboração entre os setores, o desenvolvimento sustentável deixa de ser um ideal distante e se torna uma prática concreta. É esse modelo que queremos ver florescer em todo o Brasil: municípios protagonistas, liderando sua própria transformação e construindo um legado para as futuras gerações.”
A condução da metodologia do DEL em Treze Tílias é realizada pelo IDEL, da FACISC, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Turismo e Cultura, além do apoio de outras secretarias e entidades locais.
A prefeita de Princesa, Diangele Klein Marmitt, ficou impressionada com o que viu: “chama atenção a organização, o envolvimento da comunidade e o espírito voluntário. São elementos que fazem toda a diferença. Saímos daqui inspirados para aplicar essa metodologia em nosso município.”
Maikel Marciel Frey, empresário e membro da Associação Empresarial de Tunápolis, também destacou o momento propício para iniciar o programa em sua cidade. “Agora temos mais maturidade e a participação ativa do poder público. Ver o exemplo de Treze Tílias, com uma cultura parecida com a nossa, nos deu ainda mais motivação.”
A visita também foi acompanhada por Orlando Royer, vice-prefeito e secretário da Agricultura de São João do Oeste, que vê na metodologia uma oportunidade de crescimento alinhado à realidade local: “as semelhanças culturais e econômicas nos mostram que é possível adaptar essa metodologia à nossa realidade.”
Treze Tílias é a prova, assim como outros municípios que o IDEL desenvolve a metodologia que, o futuro das cidades passa pela cooperação, governança e planejamento de longo prazo, com foco nas políticas públicas sustentáveis.
Por Mari Lidorio



