Módulo avançado de desenvolvimento
Nosso objetivo é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (idh) nos municípios brasileiros, por meio de uma abordagem participativa, inclusiva, que fortaleça a economia e melhore a qualidade de vida da comunidade local.
Por que nosso método de trabalho funciona?
Gestão participativa e cooperação
Adotamos um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e os setores produtivos.
Auxiliamos a criação de estruturas organizacionais permanentes, que permitam que as políticas municipais de desenvolvimento econômico sejam contínuas, gerem alto impacto e insiram temas globais em suas agendas.
Modelo para o desenvolvimento econômico sustentável
Nos comprometemos com a Agenda 2030 e na integração equilibrada dos sistemas econômico, sociocultural e ambiental, e dos aspectos institucionais relacionados ao conceito atual de boa governança.
Aqui tem DEL
Como podemos ajudar?
Certificação da Sustentabilidade
O IPDT assessora todo o processo de certificação da sustentabilidade para empresas e destinos turísticos, de acordo com standards reconhecidos internacionalmente pelo Global Sustainable Tourism Council.
Plano de Ação para o Turismo Sustentável
Envolvendo todos os players da empresa ou destino turístico, o IPDT desenha um padrão de desenvolvimento sustentável, de acordo com os objetivos estratégicos traçados. O Plano de Ação prevê – sempre – medidas que contemplem a sustentabilidade em quatro áreas-chave: economia, sociedade, cultura e ambiente.
Gente Catarina - desenvolvimento e dignidade para todos
Com início em agosto de 2022, o Gente Catarina é um programa estadual que visa elevar os índices de desenvolvimento humano nos municípios de menor IDH de Santa Catarina. O programa integra diferentes secretarias e órgãos do Executivo Estadual, que trabalham de forma articulada e integrada, desenvolvendo ações nos 61 municípios que registram os menores indicadores de desenvolvimento humano do Estado de Santa Catarina.
Por meio de planos de ação estruturados integrando diferentes áreas do Estado (educação, saúde, segurança, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico), o programa atua nos fatores determinantes que impactam no baixo índice de desenvolvimento humano, em especial: evasão escolar, mortalidade infantil, morte precoce e geração de renda.
Os planos de ação do Programa Gente Catarina estão divididos em cinco áreas, conforme seus objetivos:
Fortalecimento da atenção primária da saúde – APS
empoderamento da comunidade escoolar
Monitoramento da violação de direitos
Mapeamento e desenvolvimento de vocações
Guia de articulação territorial