Bom Jardim da Serra: Conselho e CT’s impulsionam projetos para o bem-estar, sustentabilidade e inclusão

Na busca contínua por melhorias na qualidade de vida de seus cidadãos, Bom Jardim da Serra destaca-se mais uma vez, agora com os avanços promovidos pelo Conselho de Desenvolvimento, Câmaras Técnicas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Infraestrutura do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), realizado no município.

Recentemente, a Câmara Técnica de Educação validou projetos estratégicos com foco na redução da mortalidade infantil, evidenciando a integração entre a Secretaria de Saúde e as escolas municipais. Entre as iniciativas, destaca-se o lançamento da gincana de meio ambiente, uma colaboração conjunta com a Câmara Técnica de Infraestrutura, voltada para a gestão eficiente de resíduos.

Um dos destaques é o compromisso assumido com a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto contempla duas frentes importantes: a identificação precoce de possíveis deficiências, com atendimento especializado aos pais, e a capacitação dos professores para lidar com esse tema sensível. Além disso, a câmara planeja manter diálogos regulares com os pais de alunos com deficiência, visando uma parceria cada vez mais sólida e efetiva.

Na esfera da saúde e desenvolvimento social, a câmara realizou uma revisão dos projetos de 2023 e delineou planos para 2024. Um dos focos principais é a continuidade da redução da mortalidade infantil. Também foi discutido um plano de prevenção contra doenças transmitidas por animais, como os cachorros e animais silvestres (Quati), que têm se tornado preocupações crescentes no município. Além disso, foram alinhadas ações para otimizar os serviços de verificação de óbito e ampliar parcerias locais.

Já na esfera da infraestrutura, a câmara promoveu um encontro conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, onde foram alinhados diversos projetos de impacto. Destaque para o lançamento do Programa Penso Logo Destino, uma iniciativa em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos. Hoje, Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Além disso, foi planejada a instalação de dez pontos de coleta voluntária de resíduos recicláveis em locais estratégicos do município, com foco especial em pilhas, eletroeletrônicos, pneus e produtos volumosos.

Um momento de destaque foi a discussão sobre a vinda de um especialista em gestão de resíduos da Fundação Senior Experten Service (SES), da Alemanha, que é parceira do Instituto DEL. Essa colaboração promete trazer conhecimento especializado para impulsionar ainda mais as ações municipais em direção à sustentabilidade.

Por fim, foram traçadas estratégias para posicionar o município no mapa da sustentabilidade, com vistas à certificação pela Green Destinations. “Bom Jardim da Serra mostra, mais uma vez, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, destaca o diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin.

Tanto o Conselho de Desenvolvimento como as Câmaras Técnicas no DEL desempenham um papel vital na transformação de Bom Jardim da Serra em uma comunidade mais inclusiva, saudável, desenvolvida, sustentável e próspera. Com projetos inovadores e ações estratégicas, o município reafirma seu compromisso com o bem-estar de todos os seus cidadãos.