Bombinhas e Jaguaruna unem forças em visita técnica inspiradora

O Programa DEL de Jaguaruna teve um momento inspirador ao realizar uma visita técnica ao DEL Bombinhas nesta quinta-feira, 18 de julho. Este encontro, intermediado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), foi marcado por intensas trocas de experiências e valiosos aprendizados, destacando o compromisso sólido de ambos os grupos na ampliação de práticas sustentáveis e o desenvolvimento turístico responsável locais.

A visita técnica, que reuniu representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Câmara Técnicas de Turismo e Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, e Infraestrutura e Mobilidade, do Programa DEL, além do Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna, teve como objetivo principal compartilhar as iniciativas bem-sucedidas de Bombinhas em sustentabilidade, preservação ambiental e valorização da cultura local. 

Fabiane Bressan, agente de articulação do DEL de Jaguaruna, ressaltou a importância desta visita técnica: “ver de perto como Bombinhas integra a sustentabilidade aliada ao desenvolvimento em suas ações diárias e projetos, é inspirador. Diversos modelos podemos adaptar e implementar. Estamos ansiosos para aplicar muitos dos aprendizados na Capital Nacional da Maior Onda do Brasil e fortalecer nossa própria jornada”, frisa ela. 

Desde a apresentação dos projetos de destaque, como o Descobrindo Bombinhas e a Bandeira Azul, até a imersão na cultura gastronômica local com a visita ao rancho de pesca artesanal, a comitiva de Jaguaruna pôde vivenciar a essência de Bombinhas. Cada atividade proporcionou uma visão abrangente dos esforços contínuos do município em promover um turismo que respeita e preserva o meio ambiente.

“O Descobrindo Bombinhas é um programa realizado pela Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e tem por objetivo a  capacitação para o trade turístico, a comunidade local e para quem trabalha com o atendimento ao público, para que possam receber e passar informações de qualidade ao turista e aos visitantes”, explica a turismóloga e agente de articulação do programa DEL Bombinhas, Keli Benvegnú.  

Além das visitas a pontos turísticos emblemáticos, como a Passarela do Ribeiro e a Praia de Quatro Ilhas, a comitiva teve a oportunidade de conhecer projetos comunitários que conectam a educação e o turismo, destacando a importância de envolver a comunidade local no desenvolvimento sustentável. 

“Um outro programa que apresentamos é o Escola do Mar, que desenvolve nos alunos o espírito de guardiões do mar pelo letramento oceânico, formando mais currículos azuis e que prezam pela sustentabilidade e preservação da vida e dos oceanos. São os técnicos que participam das Câmaras Técnicas que se dedicam no ensino dessas capacitações”, salienta Ricardo Arno da Silva, extensionista da Epagri de Bombinhas. 

Os membros do programa DEL Jaguaruna também conheceram sobre todo o processo de certificação em gestão sustentável do destino Bombinhas, da Green Destination, que recebeu a categoria prata.  Por fim, visitaram o Pórtico do Morro do Macaco e o trapiche do Canto Grande para conhecer os trabalhos de sensibilização e conscientização dos usuários da trilha do Parque Natural Municipal Morro do Macaco, além das fazendas marinhas de cultivo de mariscos.

A partir de agora, a comitiva deve se reunir com os demais membros do Conselho e Câmaras Técnicas para compartilhar as principais ações e atividades desenvolvidas em Bombinhas, que podem ser adaptadas, melhoradas conforme a realidade local de Jaguaruna, para futuramente, buscar a implantação.

Por Mari Lidorio