Câmara Técnica do Del de Treze Tílias lança projeto que estimula jovens a acreditar no agronegócio e desenvolver senso de empreendedorismo

Aula inaugural do programa que será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, aconteceu nas dependências da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo.

Foi lançado nesta semana em Treze Tílias, um projeto de estímulo à jovens a acreditar no agronegócio e desenvolver o senso de empreendedorismo. A aula inaugural aconteceu nas dependências da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo, integrando alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, público alvo do projeto.  

Segundo o secretário de Industria Comércio e Desenvolvimento Econômico, Felippe Cesa, o projeto é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – (DEL), por meio da Câmara Técnica do Agronegócio, com o apoio de voluntários de diferentes segmentos, o que oferece uma visão diferenciada aos alunos, junto à Secretaria de Educação do Município.

O programa Empreendedorismo e Agrobusiness 2024, aproxima os alunos do 9º ano do ensino fundamental às empresas de Treze Tílias e ao mercado de trabalho, proporcionando assuntos pertinentes à profissionalização e preparação dos jovens, com ênfase para o empreendedorismo rural.

A intenção da Câmara Técnica de Agronegócio é estimular o jovem trezetiliense, com exemplos práticos, a acreditar no agronegócio e desenvolver senso empreendedor, garantindo a sustentabilidade da comunidade local, seja trabalhando ou empreendendo em Treze Tílias, gerando crescimento econômico e social.

Conforme evidenciou a agente de articulação DEL, Beatriz Terêncio, as aulas contemplam 8 módulos, com conteúdos que desenvolvem habilidades e competências e estimulam o relacionamento social e especialmente a visão empreendedora. Os encontros vão de fevereiro a outubro de 2024, no contraturno escolar das turmas de ensino integral.

Segundo a equipe consultora do DEL, o Mapa Estratégico que visa Treze Tílias até 2040, traz como um dos focos, a Educação com Ênfase na Inovação e Agronegócio, e daí surgiram os Programas Empreendedorismo e Agrobusiness e Power Up, estimulando o espírito empreendedor para jovens do ano final do Ensino Fundamental.