As Câmaras Técnicas do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 estão a todo vapor. Nesta quarta-feira, 31 de julho, foram realizadas reuniões com as CTs de Curitibanos e na última segunda, 29, em Bom Jardim da Serra. Participaram dos encontros, as forças de segurança e entidades civis das cidades para unir esforços e delinear estratégias de ordem pública que visam melhorar as cidades de forma multidisciplinar.
Em Curitibanos, o capitão Vitor da Silva Souza da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), conduziu os trabalhos ao lado da agente de articulação do projeto pela Facisc, Carol Cruz. O oficial destacou a importância da colaboração multidisciplinar no desenvolvimento das ações de segurança. “Foi uma reunião extremamente produtiva, com a presença de diversas pessoas de diferentes segmentos, o que foi essencial para que, de forma integrada, conseguíssemos esboçar o embrião do nosso projeto”.
No final do encontro, o grupo concluiu que as primeiras ações serão: a criação de um protocolo informatizado e integrado, com um fluxograma claro de atendimento, que identifique onde a pessoa deve procurar ajuda, seja na polícia, na saúde ou na educação. “Nosso objetivo é criar um histórico necessário para o atendimento e promover a divulgação”, destaca o capitão Vitor.
A agente de articulação em Curitibanos, também ressaltou o comprometimento dos participantes e a importância da integração. “Definimos os próximos passos para a câmara técnica que vai atuar no Social, Saúde e Educação, com foco em violência doméstica e drogas. Já a CT de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura vai contribuir para o protocolo de atendimento no despacho aos órgãos e setores de competência, no que diz respeito às oportunidades de empregos, bem como na oferta de capacitações voltadas à qualificação da mão de obra. Percebemos um forte engajamento e propósito dos participantes em melhorar a segurança pública e a ordem no município. Todos estão imbuídos de realmente fazer a diferença, entendendo que este é um trabalho contínuo e de longo prazo, mas com um grande potencial de impacto positivo”, frisa Carol.
Para o presidente da Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC), Renato Westphal, o Protótipo Alpha chega em um momento muito importante na cidade, quando se está vivendo uma sensação de insegurança. O Projeto traz o direcionamento para construirmos uma rede de serviços que podemos oferecer às pessoas que necessitam sair de situações de vulnerabilidade. Irá melhorar a segurança para a população e consequentemente trará essas pessoas e suas famílias para o convívio social ordenado e produtivo”, reforça.
Quando se trata de Bom Jardim da Serra, as câmaras técnicas também apresentaram avanços significativos. Juliana de Oliveira, agente de articulação do projeto pela Facisc na região, relatou a criação de um protocolo sobre violência doméstica e um calendário de atividades para o Agosto Lilás.
“Na área de infraestrutura, será lançada uma campanha de cadastro e adesão de empresas para um sistema de apoio ao videomonitoramento, além de um projeto piloto para visitas preventivas a empreendimentos turísticos”, explica Juliana.
De acordo com a coordenadora de campo do projeto pela Facisc, Aline Nandi: “o cronograma está sendo seguido à risca na mesorregião serrana, com reuniões regulares e uma integração crescente dos grupos envolvidos. Há uma vontade coletiva de buscar soluções para minimizar a violência nos cinco municípios participantes, como Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici e melhorar a ordem pública nestas cidades. Estamos otimistas com os resultados que já começamos a ver e confiantes de que esta abordagem integrada trará benefícios duradouros para a região.”
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), utilizando a metodologia DEL.
Por Comunicação Protótipo Alpha