Centro Cultural Trampolim da Vitória – Parnamirim

Desafios Enfrentados:

Após a Segunda Guerra Mundial, Parnamirim abrigou duas bases aéreas: a Base Americana, conhecida como base leste, e a Base Brasileira, chamada de base oeste. Com o fim da guerra, a base leste foi entregue em 1946 à Força Aérea Brasileira, que passou a ocupá-la. Enquanto isso, alguns prédios da base oeste foram ocupados por uma escola estadual, corpo de bombeiros, clube de lazer, entre outros. No entanto, muitos prédios permanecem sem uso e sofrendo um processo de depreciação, fazendo parte do Projeto Trampolim da Vitória Centro Cultural, para serem utilizados.

Métodos, Etapas e Ferramentas Aplicadas:

O projeto começou com uma exposição relacionada à participação de Parnamirim na Segunda Guerra Mundial, onde o comandante da Força Aérea mostrou interesse em dialogar com a cidade. Houve uma série de reuniões para apresentar o projeto, que incluía a utilização do antigo terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo e toda a base oeste, retratando a história da região durante a guerra. O projeto foi aprovado e contou com parcerias de entidades como SENAC, FECOMÉRCIO e SEBRAE para sua implementação.

Fatores-Chave de Sucesso:

A consonância do projeto com a Força Aérea Brasileira foi essencial para sua progressão, assim como a colaboração de diversos atores públicos e privados. A perseverança da equipe e a disponibilidade de recursos também foram fatores cruciais.

Lições Aprendidas:

A maior lição aprendida foi que projetos no setor público podem ser realizados em um curto período de tempo, com a colaboração de diversos parceiros e custos reduzidos. Além disso, a criação de uma rede de parceiros e canais de comunicação sólidos facilitou a realização do projeto.

Resultados, Conquistas e Reconhecimentos:

A inauguração do Centro Cultural foi muito bem recebida pela população de Parnamirim, proporcionando uma recuperação da história da região. O Centro Cultural atraiu milhares de visitantes, incluindo turistas e estudantes, tornando-se um importante ponto turístico no Rio Grande do Norte. Há também potencial para expansão e tornar-se uma referência na história e cultura da região.