Consel e equipe do Protótipo Alpha alinham próximas etapas do projeto em Lages

Na última quarta-feira, 3 de julho, na Associação Empresarial de Lages (ACIL), integrantes do Conselho de Segurança de Lages (Consel) e do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 se reuniram para discutir as próximas ações do projeto na cidade, com o objetivo de aprimorar a ordem pública nos cinco municípios da mesorregião serrana.

O comandante do 2º Comando regional da Polícia Militar, com Sede em Lages, coronel Fernando Aires dos Anjos, destacou o caráter inovador do projeto. “É muito importante para a Polícia Militar estar presente, discutindo o Protótipo Alpha, uma inovação desenvolvida em parceria com a Facisc. Vamos trabalhar de forma mais intensa e específica na questão da ordem pública, e os resultados desse esforço serão percebidos pela comunidade ao longo do tempo”, afirmou.

Importante destacar que, o Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é um projeto piloto inovador que adota a metodologia DEL. A iniciativa visa implementar um modelo de gestão focado na redução da desordem e da violência, alinhado com o desenvolvimento sustentável. A expectativa é que o projeto beneficie diretamente a população da mesorregião serrana, utilizando dados importantes para prever e prevenir ocorrências, criar novas políticas públicas, melhorar a resposta das forças de segurança e fortalecer a sensação de segurança nos municípios.

A coordenadora operacional do projeto na região pela FACISC, Aline Nandi, destacou a importância do encontro para o avanço do Protótipo Alpha. “Foi uma excelente reunião com o Consel. Alinhamos o papel de cada parceiro no projeto, identificando as ações já realizadas e preparamos a próxima oficina, que deve ocorrer no dia 24 de julho”, declarou.

Aline reforçou que o próximo encontro será crucial para analisar dados e criar câmaras técnicas com o objetivo de contribuir para a construção de projetos que respondam às necessidades identificadas nas análises de segurança pública em Lages e seus reflexos regionais. “A expectativa é que as iniciativas contribuam significativamente para a segurança pública em Lages e nas áreas circunvizinhas, proporcionando um ambiente mais seguro e integrado para os cidadãos”, acrescentou.

O presidente do Consel, Moisés Faraon, garantiu apoio ao projeto. “Lages já apresenta bons resultados em termos de segurança, mas o objetivo é continuar melhorando não só os índices da cidade, mas de toda a Serra Catarinense”, afirmou.

O Protótipo Alpha, coordenado pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, visa reduzir os indicadores de violência em cinco municípios da Serra Catarinense: Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici. 

Por Comunicação Protótipo Alpha || Fotos Lizzi Borges