A criação das câmaras técnicas com foco em saúde, assistência e educação, infraestrutura e segurança, representa um avanço significativo para Lages, alinhando esforços entre diferentes setores para enfrentar os desafios da violência e melhorar a infraestrutura local.
Na última segunda-feira, 5 de agosto, Lages deu um passo significativo em direção ao fortalecimento da ordem pública no município. Em uma reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença do Conselho de Segurança de Lages (Consel) e representantes da prefeitura, foram formadas as câmaras técnicas que darão início aos trabalhos efetivos do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 na cidade.
Ana Paula Ribeiro, agente de articulação e especialista em assistência social do Protótipo Alpha, destacou a importância desse encontro e explicou como foram definidos os temas prioritários a serem trabalhados pelas câmaras técnicas. “Os participantes elencaram os principais temas a partir de uma análise de percepção sobre a realidade da ordem pública na cidade. Analisamos sugestões sobre o que pode ser melhorado nas políticas públicas de saúde, assistência social, educação e segurança pública”.
Como resultado, duas CTs foram estabelecidas: Câmara Técnica em Saúde, Assistência e Educação, e outra em Segurança, Desenvolvimento e Infraestrutura, que possibilitarão a troca de experiências, a discussão aprofundada sobre os temas pertinentes e a busca por soluções colaborativas. “Ao reunir especialistas de diferentes áreas, podemos desenvolver projetos mais abrangentes e eficazes, considerando os diferentes aspectos sociais, econômicos e culturais envolvidos na problemática da violência”, destaca a agente de articulação e especialista em Saúde do Protótipo Alpha, Daniele Rosa Keller.
Daniele reforça a importância e participação de diversos atores, como governo, sociedade civil e setor privado, no planejamento estratégico adaptado às realidades locais, para o sucesso das atividades. “As ações de curto, médio e longo prazo são essenciais para garantir que as abordagens sejam sustentáveis e que se possam observar mudanças positivas ao longo do tempo. A abordagem integrada e a continuidade das ações propostas pelas câmaras técnicas são cruciais para a construção de um ambiente mais seguro e para a promoção do bem-estar da comunidade”, reforça ela.
Com a criação destas câmaras técnicas, Lages não só espera minimizar os índices de violência, mas também criar um espaço para o desenvolvimento social e econômico das regiões afetadas, promovendo uma transformação significativa na ordem pública do município.
O primeiro encontro com as Câmaras Técnicas de Lages ocorrerá no dia 21 de agosto, e até o fim do mês uma nova reunião do Comitê será realizada para alinhavar e definir os rumos do protótipo no município de Lages.
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), utilizando a metodologia DEL.
Por Comunicação Protótipo Alpha