DEL Turismo é destaque no 8º Salão Nacional do Turismo 2024

O Programa de Desenvolvimento Local – DEL Turismo, do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que faz parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina foi um dos grandes destaques do 8º Salão Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, em uma celebração do setor que reuniu importantes players da indústria turística nacional. O evento, que visa promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das atividades turísticas no Brasil, evidenciou o impacto positivo do projeto na região Potiguar, que está sendo desenvolvido pelo Senac RN. 

Marcelo Milito, gestor do Senac RN e coordenador do Programa DEL no estado, teve a oportunidade de apresentar o projeto que já está consolidado em 11 municípios do Rio Grande do Norte. Com uma metodologia inspirada em modelos alemães de gestão colaborativa, o DEL Turismo une os diversos setores que atuam no turismo e na economia local, promovendo uma abordagem integrada e eficiente. 

Durante sua apresentação, Milito destacou os cases de sucesso que transformaram as cidades contempladas pelo programa, gerando crescimento econômico, melhorias na infraestrutura turística e aumento da competitividade no mercado.

Expansão e reconhecimento

O impacto do DEL Turismo não se limita apenas ao Rio Grande do Norte. Em 2023, o programa expandiu suas fronteiras e chegou ao estado de Pernambuco, onde está sendo implementado em três municípios estratégicos: Fernando de Noronha, Tamandaré e Sirinhaém. Essa expansão foi possível graças a um acordo de cooperação firmado entre os Sistemas Fecomércio do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, o que ressalta a importância do trabalho colaborativo entre estados para o desenvolvimento do turismo regional.

“Estamos muito orgulhosos de ver o sucesso do DEL Turismo se espalhando por outras regiões. Essa expansão para Pernambuco é apenas o começo de um movimento que busca transformar o turismo local de maneira sustentável e integrada”, afirmou Milito, durante sua apresentação no evento.

O DEL Turismo

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.  

Chegando ao terceiro ano de execução, o programa DEL Turismo tem como parceiro alemão o bbw (Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft) e recebe apoio financeiro do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). Hoje, está presente em cinco regiões do país, seis estados e atuando em 31 municípios brasileiros.

Com informações do Senac RN