Na última segunda-feira (30), a Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler, em Cocal do Sul, tornou-se um espaço de acolhimento e reflexão. A atividade, realizada em parceria com o Sesi/Senai, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e a prefeitura municipal, teve como foco a gestão emocional dos professores, um tema que ganhou ainda mais relevância após os desafios enfrentados durante a pandemia. A ação, totalmente gratuita, contou com o psicopedagogo Gelson Jesus dos Santos, que ministrou uma palestra sobre emoção e conhecimento, intitulada “Cultivando a Resiliência: Habilidades Socioemocionais para Educadores”.
Gelson iniciou sua palestra destacando a importância do autocuidado, convidando os professores a se perceberem como indivíduos que precisam se autoconhecerem para assim conseguirem cuidar do outro. “Em sua fala, sinaliza que para cuidarmos dos alunos, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos. Não há como oferecer o melhor para nossos estudantes se, antes, não olharmos para o nosso próprio bem-estar”, afirma o psicopedagogo.
Com uma abordagem envolvente, Gelson conduziu os educadores a uma viagem interna, fazendo com que cada uma refletisse sobre as áreas de sua vida – mental, física, emocional e espiritual – e como essas dimensões afetam diretamente a prática docente.
Em um dos momentos mais marcantes, Gelson propôs uma dinâmica de autoavaliação, onde os professores deram notas para si mesmos em relação ao cuidado que têm com sua saúde e bem-estar. Houve quem se emocionasse ao perceber que, muitas vezes, se colocava em último lugar diante das demandas do trabalho e da família.
Após a dinâmica, a professora Cláudia Francisco Bianchini, em seu depoimento, disse: “acredito que é muito importante que nós, professores, demonstrarmos que também temos nossas fraquezas e que já superamos dificuldades semelhantes às dos alunos. Muitas vezes, eles nos veem bem arrumados, chegando de carro, e pensam que nossas vidas são perfeitas. Mas, ao compartilharmos nossas próprias dificuldades, ajudamos os alunos a enxergar as coisas de uma forma diferente, mostrando que todos enfrentam desafios e que falar sobre isso não é uma fraqueza.”
O psicopedagogo Gelson também apresentou dados que trouxeram um olhar mais consciente sobre a realidade dos educadores. De acordo com uma pesquisa de 2022 da Nova Escola, houve um aumento de 13,7% para 21,5% no número de educadores que avaliaram sua saúde mental como “ruim” ou “muito ruim” em comparação com o ano anterior. “Isso é um reflexo da pressão que a profissão exerce sobre cada um de vocês. Por isso, é crucial falar sobre saúde mental e desmistificar a ideia de que cuidar da mente é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é um ato de coragem e amor-próprio”, ressalta ele.
Aline Teixeira, consultora do IDEL e uma das responsáveis pela organização da capacitação, destacou a importância dessa iniciativa: “a formação foi pensada com muito carinho, baseada nas respostas dos próprios educadores que, em pesquisa conduzida pela Câmara Técnica de Educação e Inovação do Programa DEL no município, indicaram a gestão emocional como uma das principais demandas. Poder oferecer momentos como esse é uma forma de dizer: vocês não estão sozinhos, estamos juntos nessa jornada”, reforça.
Com sorrisos e lágrimas, os educadores encerram o encontro com uma sensação de acolhimento e pertencimento. “Assim como o protagonista de ‘Divertidamente’ aprendeu a abraçar todas as suas emoções, também precisamos aprender a fazer isso. Essa é a chave para sermos não apenas melhores professores, mas também melhores seres humanos”, concluiu Gelson, deixando no ar a certeza de que, quando os educadores cuidam de si mesmos, transformam não apenas suas vidas, mas também as de seus alunos.
Por Mari Lidorio