Penha dá mais um passo audacioso em direção a um futuro mais verde, responsável e desenvolvido, visando se tornar um destino turístico de renome internacional. Na tarde desta quarta-feira, 29 de maio, foi formada a Comissão que vai atuar em todo o processo de Certificação em Gestão Sustentável do município pela Green Destination, acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC) desde 2018 e, que no Brasil, tem o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), como representante exclusivo.
A Certificação em Gestão Sustentável da Green Destinations é mais do que um selo. É um compromisso com um futuro onde o município celebra o respeito e proteção ao meio ambiente e as comunidades locais. Com base em princípios universais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), essa certificação garante aos visitantes que Penha adota práticas exemplares de sustentabilidade.
Os benefícios de integrar esta rede global são imensos. Penha não apenas se conectará com destinos que compartilham as melhores práticas, mas também consolida sua estratégia local de sustentabilidade, envolvendo todas as partes interessadas na construção de um turismo mais responsável. O município terá acesso a ferramentas de ponta para medir e avaliar seu desempenho ambiental, consolidando sua posição como destino responsável.
Para o processo de certificação, Penha passará por um rigoroso cumprimento de 84 critérios, avaliados em seis categorias. Após este meticuloso trabalho, uma auditoria determinará o nível de certificação do município, que pode variar de Bronze ao Ouro. Este não é um compromisso único, mas um processo contínuo, com auditorias bienais e inspeções a cada quatro anos, garantindo a manutenção dos mais altos padrões.
Entre os membros da comissão de Certificação de Penha, estão: Emelly Freitas, gestora municipal de convênios; Barbara Juma Lugogo, secretária de saúde; Camila Luchtenberg, secretária de desenvolvimento econômico e receita; Danubia Colsani, secretária adjunta da administração; Everaldo Bodo, superintendente do Instituto do Meio Ambiente da cidade; Sérgio Mello, secretário de assistência social; Cléber Neumann, secretário de turismo; Eduardo Bajara, superintendente da Fundação Cultural Picucho Santos; e Angelo Piazera Junior, Diretor de Relações Institucionais da ACIPEN e agente de articulação do DEL Penha. Do Instituto DEL, a consultora de Turismo Beth Bauchwitz estará orientando o grupo.
“Hoje Penha é destaque nacional no turismo, sendo por exemplo o 10° destino mais procurado na plataforma Airbnb para passar as férias de inverno neste ano. Trabalhamos com diversas rotas, roteiros e equipamentos turísticos, e esse fortalecimento do turismo sustentável, mais verde, é fundamental para nós”, pontua o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.
Para o diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin, este passo de Penha demonstra que o município valoriza e protege seu patrimônio natural e cultural. “A Capital Nacional do Marisco está no caminho certo para se tornar um exemplo de turismo sustentável no Brasil. Agradecemos a confiança e a parceria da Green Destinations, que fortalece nossa missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil”, declara ele.
Penha, situada no litoral catarinense, além de beleza natural é rica em cultura. Por sua atmosfera acolhedora, recentemente conquistou um lugar de destaque no cenário turístico: é o 10º destino mais procurado no Brasil para as férias de inverno de 2024, segundo o ranking do Airbnb. E agora, seguirá no processo para mostrar que se alinha com práticas globais de turismo sustentável, mas também se prepara para brilhar no cenário internacional como um exemplo a ser seguido.
Por Mari Lidorio