Futura parceria entre Embratur, Green Destinations e IDEL visa impulsionar turismo sustentável no Brasil

Fortalecer o turismo sustentável no Brasil. Este foi o objetivo da reunião realizada nesta quarta-feira (06), no estande do Brasil na Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB BERLIN), uma feira internacional renomada que reúne profissionais, empresas e destinos do mundo todo para discutir as últimas tendências e inovações do setor turístico, que contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do presidente da Green Destinations, Albert Salman e do diretor superintendente do Instituto do Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Osmar Vicentin. 

Na abertura da reunião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o compromisso da agência com a busca pela sustentabilidade no setor turístico.

“Turismo não é só lazer. Turismo é emprego, renda e crescimento. Esse é o pressuposto que tem norteado minha gestão à frente da Embratur. O Brasil tem que olhar para o setor não como algo supérfluo, mas como ferramenta estratégica de desenvolvimento sustentável”, enfatiza o presidente Freixo.

Albert Salman, presidente do Green Destinations, expressou sua satisfação em colaborar com o Brasil, reconhecendo o potencial do país para se tornar um líder mundial em sustentabilidade. 

“Sabemos que hoje, de 50% a 80% dos viajantes gostariam de ir para destinos sustentáveis. Vejo que o Brasil tem condições de ser líder mundial em destinos e hotéis sustentáveis. Não tenho dúvidas, que vamos alcançar este feito com o trabalho em parceria. Para isso, contem com as contribuições valiosas e técnicas do IDEL, que é nosso representante em solo brasileiro”, destaca Salman.   

Logo após, o presidente Salman convidou Freixo para participar do  Green Destinations Conference, evento marcado para outubro, no Chile, no qual o convite foi aceito pelo presidente da Embratur.

Já o diretor do Idel, Osmar Vicentin, apresentou os avanços e iniciativas da instituição, destacando a atuação do instituto na certificação de destinos e empreendimentos turísticos. 

Freixo se comprometeu a formar uma equipe, com as contribuições do IDEL, para identificar os destinos elegíveis para certificação, visando à posterior divulgação internacional pela Embratur. 

“Essa parceria futura promete impulsionar o turismo sustentável no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico e preservação ambiental do nosso país”, finaliza Osmar. 

Participaram também da reunião, Luís Eduardo Gonçalves, da Embaixada do Brasil na Alemanha; Jaqueline Gil, da Embratur; Beth Bauchwitz, consultora de turismo do IDEL; e Marcelo Milito, do Senac Rio Grande do Norte.

Mais informações à imprensa:

Mariane Lidorio Mendes

(48) 99601-1488