A missão, a metodologia, os princípios e as estratégias do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) são os principais focos do evento “Do conhecimento ao impacto: O papel do consultor na transformação sustentável”, voltado a consultores da organização. O treinamento se iniciou na quarta-feira (15) e encerrou nesta sexta (17), na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), em Florianópolis.
“A ideia foi reunir nossos consultores para que saiamos daqui com informações unificadas, reforçando os princípios do IDEL, nossos objetivos e estratégias. Para isso, trocamos experiências, colhemos sugestões de quem trabalha em campo, tiramos dúvidas, realizamos visitas técnicas, para calibrar conhecimentos e alinhar práticas”, explica o diretor superintendente do IDEL, Rodrigo Cidade.
A abertura contou com a presença do superintendente da Federação, Rodrigo Busana, que apresentou o vídeo institucional da entidade.
No primeiro dia do encontro, o diretor técnico do IDEL, Andreas Dohle, falou um pouco da história da organização, que tem raízes na Alemanha. Também descreveu resultados do trabalho realizado no Brasil por meio do DEL Turismo.
“Nós transformamos desafios locais em oportunidades globais”, destacou Dohle.
Importância do time – A coordenadora geral de projetos do IDEL, Aline Nandi, destacou exemplos de como os programas da organização impactam e impactaram positivamente centenas de comunidades no Brasil. Ela enfatizou que o papel do consultor, o propósito, é fundamental para que estas realidades sejam transformadas.
“A força do time é cada membro individual. A força de cada membro é o time. Vendemos propósito, compromisso e entregas. Vendemos o que nos dá brilho nos olhos e frio na barriga”, incentivou a coordenadora.
Planos de expansão
O evento também abordou o plano de expansão do IDEL, que visa consolidar ainda mais a atuação em Santa Catarina e reforçar a metodologia de impacto sustentável para outros estados, como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O objetivo é ampliar o escopo de programas para mais 20 municípios e a certificação de destinos e empresas, para impactar outros quatro novos destinos e 30 empresas em 2025.
O IDEL tem como missão criar ambientes favoráveis para a implementação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento econômico e social nos municípios brasileiros. Atua com uma abordagem única, chamada de metodologia DEL. Por meio dela, estimula o diálogo aberto entre o setor público, privado e a sociedade civil, a cooperação entre partes e o desenvolvimento voltado à sustentabilidade.
IDEL em números
- 130 municípios já foram impactados pela metodologia
- Presente em 5 regiões do Brasil que estamos presentes
- 15 parceiros mobilizados
- 6.540 voluntários cooperando para fazer diferente
Por Facisc