Evento temático debateu Treze Tílias no cenário econômico catarinense, oferecendo palestras vocacionadas ao desenvolvimento local.
Instituições integradas ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local e a equipe gestora, realizaram na noite desta terça-feira (02), o 2° Fórum Del de Treze Tílias. A iniciativa que integrou a Prefeitura de Treze Tílias, a Associação Empresarial de Treze Tílias – (ASSETT) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Treze Tílias – (CDL), debateu o posicionamento do município, no cenário econômico catarinense.
O secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico, Felippe Cesa e a agente de articulação DEL, Beatriz Terêncio, assim como as consultoras do Del no município, Aline Nandi e Joclélia Prechesniuki, avaliaram positivamente o evento que aconteceu no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, contando com significativo número de participantes.
“O evento consolida mais uma etapa do DEL em Treze Tílias e marca o start da nova fase do programa. Foi uma noite para celebrar os projetos entregues, de assumirmos novos compromissos com o futuro, com os desafios e oportunidades que a cidade possui. Serviu ainda para fortalecermos o convite aos novos membros deste processo, com foco no desenvolvimento local”, conta a consultora Aline Nandi.
Logo após o painel de resultados, o evento seguiu com painéis temáticos, cases das Câmaras Técnicas e do conselho.
Werner Thaler, vice-presidente do DEL Treze Tílias e escultor, destacou em sua fala a importância do programa para a cidade. “O DEL proporciona que diferentes parcelas da sociedade dialoguem em conjunto, todos com um único objetivo, o crescimento do nosso município. Que assim possamos seguir”, pontua ele.
O evento também abriu espaço para homenagens, com a entrega de títulos de reconhecimento aos voluntários que integram as Câmaras Técnicas e os Conselhos.
Para a secretária de turismo e cultura de Treze Tílias, Karina Pattis Reiter, a cidade só tende a crescer com o programa. “Tive a experiência de ir para a Alemanha em 2022 pela Câmara Técnica de Turismo e conhecer a realidade da Baviera. Entendemos como acontecia o desenvolvimento econômico no estado, com foco no fomento turístico. Nesta oportunidade, em parceria com a BBW e IDEL, trouxemos uma comitiva alemã para nosso município, para avaliar as forças e fraquezas. Recebemos oficinas, com dicas do que poderia ser melhorado na gastronomia, assim como palestra sobre hotelaria. E ainda, um relatório com sugestões para serem aplicadas. Algumas ações já foram feitas e outras estão em andamento. Tudo para impulsionar o crescimento trezetiliense”, frisa.
Mas o ponto alto da noite foi certamente a apresentação de painéis, que receberam os gestores Tomas Thaler, sócio fundador da Agropecuária Ouro Verde, Fernanda P. Ceconello, sócia proprietária da Clínica + Vida, Jéferson Argenton, sócio proprietário da CMF Máquinas e Equipamentos, Márcio Luiz Dalla Nora, presidente da Triton e Agro Fertilance e o gestor público, César Augustus Winck diretor de Comércio e Serviços da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço.
Um dos cases da noite foi de Fraiburgo. “Fiz parte do primeiro programa DEL do Estado de Santa Catarina, isso em 2010. A cidade, com a ajuda do IDEL, se reencontrou e se reinventou. Como a maçã entrou em declínio, nós partimos para o agro e turismo”, conta o diretor da Voz Única da FACISC e vice-presidente do Del Fraiburguense, Jéferson Argenton.
Em Treze Tílias, o DEL que é o Programa Desenvolvimento Econômico Local, foi implantado em 2022, por meio da consultoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – (FACISC), com execução do Instituto de Desenvolvimento Local (IDEL).
Desde que foi criado, o DEL tem se consolidado como um importante instrumento no fortalecimento do diálogo entre o governo local, empresários e a sociedade civil.
O 2° Fórum DEL de Treze Tílias, também foi avaliado positivamente pelo vice-prefeito Adilson Concatto, como um evento conectado à pluralidade de ideias, demonstrando eficiência no acolhimento das demandas das comunidades ligadas ao DEL.
Por Mari Lidorio