Há exatos dois anos, uma visão audaciosa se tornava realidade com a criação do Instituto Desenvolvimento Econômico Local (DEL). No dia 22/2/2024, é celebrado não apenas um aniversário, mas dois anos de impacto significativo, dedicados a fortalecer comunidades e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
Empoderando Comunidades:
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Idel na gestão 2022-2023, Sérgio Rodrigues Alves, desde sua fundação em fevereiro de 2022, o Instituto DEL tem sido uma força motriz na capacitação de comunidades locais. “Através de programas inovadores, parcerias estratégicas e iniciativas duradouras, a instituição se estabeleceu como um catalisador para o empoderamento econômico de regiões anteriormente desfavorecidas”.
Programa Del
O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos cidadãos.
Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.
O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.
A iniciativa deu tão certo que em 2022, a metodologia DEL passou a ser utilizada no programa Gente Catarina. Por meio de convênio firmado entre a Facisc e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a Facisc atua como parceira do programa, implementando a metodologia DEL, que tem como objetivo realizar melhorias nos municípios catarinenses com IDH abaixo de 0,7%. Os resultados aparecem e não são poucos. A Serra Catarinense foi a primeira região do estado a iniciar as ações do programa, onde também estão consolidados resultados importantes de redução da mortalidade infantil e da evasão escolar.
Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc durante a criação do Idel, destacou que muitos municípios são como diamantes a serem lapidados porque têm muitos quesitos a serem desenvolvidos. “Aí que entra o trabalho da Facisc, que é ajudar a desenvolver, através da metodologia DEL, os potenciais dos municípios”. Através do programa existe a real possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos catarinenses.
Programas Inclusivos e Sustentáveis:
O Instituto DEL se orgulha de seus programas inclusivos que atendem a diversos setores da sociedade. Desde treinamentos profissionais até apoio a pequenos empreendedores locais, a instituição abraça a diversidade econômica, promovendo a sustentabilidade e a resiliência nas comunidades que serve. O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico. Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.
A Facisc e outras entidades integrantes têm um Termo de Cooperação com o Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O projeto é financiado pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA).
Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destinations. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destinations examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.
Em Santa Catarina, o DEL Turismo já é desenvolvido pela FACISC desde 2019, em diversos municípios.
Os resultados são grandes e as cidades de Orleans, Itá e Bombinhas foram reconhecidas internacionalmente por suas práticas de turismo sustentáveis desenvolvidas após a implementação do Programa Del Turismo.
Parcerias Estratégicas:
O sucesso do Instituto DEL não seria possível sem a colaboração e apoio de parceiros estratégicos. Empresas locais, organizações governamentais e a comunidade têm se unido em uma rede colaborativa, demonstrando que o desenvolvimento econômico é uma jornada coletiva.
O Instituto DEL e a Facisc acabaram de ter aprovado um projeto inédito no Brasil para desenvolver o turismo sustentável como estratégia de apoio em unidade de conservação de proteção integral da natureza. O Programa Al-Invest Verde, é uma iniciativa da União Europeia e visa promover cadeias produtivas sustentáveis na América Latina. Serão investidos mais de 400 mil euros no projeto catarinense que vai abranger as cidades das regiões serra e sul do estado de Santa Catarina com ênfase no entorno do Parque Nacional de São Joaquim. Segundo o atual presidente do Conselho de Administração do Idel, Carlos Eduardo de Luz, essa é uma iniciativa sem igual que vai alavancar diretamente o turismo na região. “Isso é resultado do esforço direto do nosso programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, o DEL Turismo, onde cidades inteiras, se unem para mudar a realidade do turismo local”.
Já para o superintende do Instituto Del, Osmar Vicentin, a ideia é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo a partir de uma estratégia sustentável. “Nosso objetivo é fazer que as empresas turísticas sejam certificadas e reconhecidas pela qualidade do serviço que oferecem aliadas a práticas sustentáveis. Isso fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos habitantes”, explica.
Com a aprovação do projeto, o Instituto DEL, espera o aumento da ecoeficiência das empresas participantes por meio de uma melhora eficiência energética, uso de energias renováveis e diminuição de resíduos, também prevê melhorar o posicionamento das empresas participantes por meio da divulgação em plataformas nacionais e internacionais de turismo sustentável, e de quebra uma maior atratividade das empresas participantes para os turistas, especialmente aqueles que valorizam empreendimentos sustentáveis.
As ações do projeto vão acontecer durante dois anos com início em fevereiro de 2024.
Participam micro e pequenas empresas, empreendimentos turísticos, Unidade de
conservação de proteção integral da natureza e jovens residentes em municípios da serra e região sul de Santa Catarina.
Na prática o projeto vai sensibilizar 600 empresas, fazer diagnóstico de sustentabilidade em cerca de 400 empresas. 200 empresas devem adotar práticas econômicas sustentáveis. Além disso; cerca de 180 empresas conseguirão conquistar certificação de sustentabilidade e 30 jovens terão acesso a formação de jovens ambientalistas. A estimativa é ter 180 empregos verdes mantidos ou criados. Cerca de 180 empresas deverão ter aumento seu faturamento. Em relação à unidade de conservação, o projeto prevê que uma das unidades da região conheça boas práticas de gestão e adote a exploração de turismo sustentável de parques e reservas naturais.
Entre as principais atividades estão a disseminação de boas práticas de economia sustentável junto às empresas, realizar o diagnóstico do tema sustentabilidade junto às empresas, montar núcleos de sustentabilidade turística, certificar empresas e contribuir para o desenvolvimento, com abordagem do tema sustentabilidade com profundidade, considerando as preocupações da população anfitriã, disseminar boas práticas de gestão e exploração turística de parques e reservas naturais além de realizar trocas de experiências com parques europeus nacionais, fomentar práticas sustentáveis e educação ambiental junto a jovens por meio da formação de jovens ambientalistas, fomentar a digitalização do turismo por meio de novos serviços de mapeamento de trilhas e gerenciamento de sinalização e apoiar atividades econômicas e turísticas sustentáveis no entorno e dentro do parque
nacional/reserva natural.
A ação tem a parceria da organização alemã Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) e da holandesa Green Destinations.
Impacto Medido em Histórias de Sucesso:
Ao longo desses dois anos, histórias foram testemunhadas inspiradas por indivíduos e negócios locais que floresceram sob a tutela do Instituto DEL. Empreendedores que viram seus sonhos se tornarem realidade, trabalhadores que adquiriram novas habilidades e comunidades que se transformaram em centros vibrantes de atividade econômica.
Futuro Promissor:
À medida que celebra essa marca significativa, o Instituto DEL olha para o futuro com entusiasmo. Planos para expandir programas, alcançar novas comunidades e continuar sendo um agente de mudança positiva estão no cerne da visão para os próximos anos. A instituição permanece firme em seu compromisso de cultivar um ambiente econômico local dinâmico e sustentável.
O presidente Carlos Eduardo de Liz parabeniza Instituto DEL por estes dois anos. “São resultados extraordinários de serviço dedicado à construção de um futuro econômico local mais brilhante. Que esta jornada continue a inspirar e elevar as aspirações de comunidades em todo lugar.”