O município de Curitibanos deu mais um passo importante na formação cidadã de seus jovens. Na última segunda-feira, 21 de outubro, 380 estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu receberam uma série de capacitações promovidas pelo Programa Protetores do Lar, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A iniciativa, que teve a participação ativa do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, reforça a importância da educação preventiva na formação de futuros cidadãos e a integração entre instituições públicas e privadas no combate à violência.
O programa, desenvolvido pela Rede Catarina de Proteção à Mulher, tem como foco adolescentes do ensino médio, promovendo informação sobre os diversos tipos de violência – psicológica, patrimonial, sexual, física e moral – e mostrando os impactos psicológicos dessas violências em suas famílias, inclusive as consequências e repercussões jurídicas.
Segundo o Capitão Vitor da Silva Souza, chefe dos programas institucionais da PMSC em Curitibanos, a ação visa contribuir para a formação de adolescentes que estão ingressando na vida adulta, enfatizando a importância de relações familiares saudáveis e o impacto da violência doméstica na sociedade. As palestras são realizadas pela PMSC, OAB e CRAS. E agora, com a ampliação trazida pelo Protótipo Alpha, projeto também desenvolvido pela PM, juntamente com a FACISC, usando a metodologia DEL, acrescentou-se um novo pilar aos Protetores do Lar. Foram incluídos temas como a educação financeira e preparação para o mercado de trabalho, com uma palestra sobre o primeiro emprego realizada pelo Sindicato dos Comerciários de Curitibanos.
“Nós identificamos que no município a dependência financeira é um dos principais desafios enfrentados por mulheres vítimas de violência, e por isso devemos trabalhar o tema de forma adequada com esses jovens. Nas escolas, a aceitação do projeto tem sido muito boa tanto pelos estudantes como pelos professores, isso é muito positivo”, enfatiza o capitão.
O evento contou com o apoio de diversas instituições locais, como Sicoob, Sicredi, Ademicon, Sindicato dos Comerciários de Curitibanos, que proporcionaram aos jovens participantes uma conexão direta com o mercado de trabalho. A supervisora de campo pelo Protótipo Alpha e também agente de articulação em Curitibanos, Caroline Cruz, destaca que o objetivo é preparar os jovens para os desafios da vida adulta, capacitando-os a tomar decisões conscientes sobre suas finanças pessoais e carreira profissional.
“Com a integração entre o Protótipo Alpha e o Programa Protetores do Lar nós buscamos trazer esse propósito de construção de um futuro melhor, mais próspero, sustentável para que esses jovens se sintam responsáveis por seus lares, pelos bairros onde vivem e cidade em que estão inseridos. Que a gente construa cada vez mais um município de boas convivências, promovendo o desenvolvimento econômico e o bem-estar social”, conclui Caroline.
A formação da primeira turma está marcada para o dia 12 de novembro, às 19 horas, na Escola Estadual Casimiro de Abreu.
A iniciativa conta com o patrocínio de entidades, como:
Sicoob, Serralheria Serrana, Ademicon, Sicredi, Rotary, Corre Curitibanos, Sindicato dos Trabalhadores de Curitibanos, CDL de Curitibanos, Cultivar, Clean Stone Superfície, Torres Disk Lanches, Nexa Empreendimentos, Adair Barber Shop, Divina Mulher Cosméticos, Farmácia São João, Casa Global, Sindicato do Comércio Varejista e a Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc).
Por Comunicação Protótipo Alpha