Lixeiras coletivas são instaladas em Frei Rogério

Projeto piloto no município instala lixeiras subterrâneas que podem armazenar até uma tonelada de resíduos


A Administração Municipal de Frei Rogério inaugurou, na última sexta-feira (2/2), o projeto piloto de lixeiras coletivas, chamadas de Micro Estação Subterrânea de Transbordo para Lixo Domiciliar (MEST). As lixeiras têm capacidade de armazenar até uma tonelada. Além de concentrar a coleta e modernizar os serviços, as MESTs permitem coletar mais lixo em um único ponto, melhorando a logística de coleta. Outro objetivo é evitar que o lixo seja espalhado por animais, garantindo melhor qualidade ambiental. A ação faz parte de um dos itens do plano de ação do Programa Del Turismo na cidade.

Um dos responsáveis pela execução do projeto, o secretário de Turismo e Cultura de Frei Rogério, Itamir Gasparini, destaca as principais vantagens do projeto. “Uma das principais vantagens é que o lixo estará bem armazenado, não tendo animais, mas também a facilidade de coleta depois que ela já vem pronta e adaptada para o caminhão que num sistema de plataforma que vai subindo esse lixo, trazendo uma facilidade maior aos ajudantes do caminhão, com isso não teremos também as moscas e insetos que vemos nas lixeiras normais”, explicou.


Medindo 4,6 metros de altura, tendo seu depósito principal a três metros e meio de profundidade e possuindo um diâmetro de 96 cm, a MEST tem capacidade para acondicionar uma grande quantidade de lixo, chegando a armazenar de uma só vez até três metros cúbicos, o que pode variar entre 600 kg a uma tonelada de resíduos.
Neste primeiro momento, duas lixeiras MEST serão instaladas no perímetro urbano do município, no entanto, o projeto prevê mais quatro equipamentos do mesmo porte. Conforme Itamir, preferencialmente as lixeiras devem receber os chamados lixo seco, ou seja, o pedido é para que os restos de comida não sejam descartados no local.


Segundo Itamir, Frei Rogério é o primeiro município a adotar esta tecnologia na região e a expectativa é de que outras cidades passem a implantar o método. “Presenciamos a implantação deste projeto piloto com esse tipo de tecnologia em Santa Catarina e no Brasil. Agradecemos a todas as autoridades regionais, estaduais e à população que participou do lançamento deste projeto tão importante para a questão do lixo, que vai trazer melhor qualidade de vida à população. Também agradecemos à Administração Municipal por acreditar no projeto”, finalizou Itamir.

Mesmo com as novas lixeiras instaladas, o cronograma de coleta de lixo do município segue normalmente.