O 2° Seminário Internacional de Mobilidade Urbana e Eletro Mobilidade: Experiências da Baviera, realizado no dia 5 de outubro em Blumenau, reuniu especialistas e entusiastas do planejamento urbano e mobilidade elétrica para discutir o futuro das cidades e a importância da transição para veículos elétricos. O evento, promovido pela organização alemã Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft gGmbH (bbw), Instituto Del, Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e financiado pelo Ministério da Economia Bávara, trouxe palestrantes da Alemanha que compartilharam seus conhecimentos e perspectivas sobre o tema.
O mercado global de mobilidade elétrica está em ascensão, com previsões de que ultrapassará a marca de US$ 65 bilhões até 2040, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company realizada em 2023. Atualmente, a indústria de veículos elétricos já possui uma receita de US$ 1 bilhão. No contexto brasileiro, a pesquisa prevê que o país terá 11 milhões de carros elétricos até 2040, representando um aumento de 20% em relação à frota atual. Esses números destacam a relevância do tema principalmente para pautas de sustentabilidade e sua influência direta na vida das pessoas que vivem em áreas urbanas.
O 2° Seminário Internacional de Mobilidade Urbana e Eletro Mobilidade: Experiências da Baviera contou com inscrições gratuitas e reuniu profissionais, acadêmicos e entusiastas interessados em discutir os desafios e soluções para a mobilidade urbana em Santa Catarina e além. Os palestrantes vindos da Alemanha trouxeram uma perspectiva internacional para as discussões, oferecendo insights valiosos sobre como moldar um futuro urbano mais limpo, eficiente e sustentável. “Eventos como este nos preparam para o presente e especialmente para o futuro. As cidades precisam ser desenvolvidas com base em mobilidade urbana e desenvolvimento social e econômico e essa troca de experiências com as cidades alemãs é muito importante para nos trazer embasamento e boas referências”, comentou Eder Boron – Secretário de Planejamento Urbano de Blumenau.
Entre as palestras mais destacadas, Frank Juelich, Diretor de Planejamento de Trânsito da cidade de Nuremberg, apresentou o exemplo da cidade, trazendo valiosos insights sobre o planejamento de longo prazo para uma metrópole, enfocando a redução drástica do uso de automóveis no centro da cidade em prol do bem-estar dos cidadãos e da otimização do transporte público. Pia Fuchs, Gestora de Eletromobilidade da cidade de Munique, discutiu a integração da eletromobilidade nos centros urbanos, explorando maneiras de tornar a mobilidade elétrica mais acessível e eficaz. Daniel Wolpert, Co-fundador e Diretor Executivo da Wikimove, trouxe à tona a questão de como as cidades podem liderar a transição para a mobilidade como serviço digital, destacando a importância da cooperação entre setores público e privado para atingir esse objetivo. Por fim, Thomas Scharpf, Diretor do Instituto de Promoção da Eletromobilidade – IFEU, provocou a reflexão sobre se o futuro da mobilidade será elétrico, explorando os avanços tecnológicos e as tendências que indicam uma transição cada vez mais clara em direção à mobilidade elétrica.
O evento foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem com especialistas de renome internacional que já implementaram soluções reais em suas cidades, trocarem ideias e discutir maneiras de enfrentar os desafios da mobilidade urbana em um mundo em constante evolução. O evento reforçou a importância de pensar de forma sustentável e buscar soluções inovadoras para construir cidades mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente. “os seminários internacionais adquirem extrema relevância nesse formato, uma vez que possibilitam o estabelecimento de laços entre especialistas alemães e organizações e empresários brasileiros. Esses eventos propiciam a valiosa troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o pool de “know-how” de ambos os lados. Além disso, oferecem uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de parcerias comerciais entre instituições, bem como para a exploração de oportunidades em programas de subsídios”, relatou Martin Wahl, diretor da área internacional da bbw.
Com a mobilidade elétrica ganhando cada vez mais destaque, eventos como esse desempenham um papel fundamental na disseminação de conhecimento e na promoção de ações concretas em direção a um futuro mais sustentável e com mobilidade urbana de qualidade.